Estudo dos fatores associativos dos estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso de ciências contábeis

Autores

  • Cleston Alexandre dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL)
  • Laurindo Panucci Filho Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p70

Resumo

Os estilos de aprendizagem detém abordagens inerentes às características de cada pessoa, o que torna necessário que cada docente desenvolva um planejamento de ensino que o possibilite trabalhar e interagir de forma dinâmica com os diferentes estilos de aprendizagem de seus acadêmicos. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os fatores associativos dos estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da FURB. No tratamento metodológico, classifica-se como estudo descritivo, formal, ex post facto, em condições de campo, transversal, de rotina real, estatístico, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário. O estudo foi desenvolvido nos meses de maio e junho de 2015 e constituiu-se de 151 acadêmicos dos 271 matriculados e com frequência no curso. Os resultados revelam que predominou o estilo de aprendizagem convergente entre os alunos pesquisados. Por meio da análise de correspondência (ANACOR), com a utilização do software LHStat®, o mapa perceptual revelou a associação dos estilos de aprendizagem acomodador e divergente com os acadêmicos da fase inicial do curso, com o gênero feminino, com acadêmicos de idade até 20 anos e com os acadêmicos que tem uma alta dedicação de horas aos estudos por semana. O estudo apontou também a associação dos estilos assimilador e convergente com os acadêmicos da fase final do curso, do gênero masculino, com idade entre 21 a 25 anos e que também tem uma carga horária relevante de horas de dedicação aos estudos por semana. 

Biografia do Autor

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).

 

Laurindo Panucci Filho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-Doutorado pelo IMPA e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA).

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos