Docentes do ensino superior – gestão da carreira na fase pré-aposentadoria
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p146Resumo
O artigo aborda questões relacionadas a gestão da carreira docente face ao envelhecimento da população brasileira. Objetiva entender como os docentes do ensino superior gerenciam suas carreiras quando na iminência da aposentadoria. A teoria fundamenta-se no Ciclo de Vida Profissional do Professor (Huberman, 1989), que divide a carreira docente em fases, desde o início até o desinvestimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada, com entrevistas individuais junto aos docentes quando na iminência da aposentadoria e/ou aqueles já aposentados, mas que continuam lecionando. Os achados apontam três tipos de carreira docente e se percebe, de modo geral, a falta de planejamento dos pesquisados para a gestão de suas carreiras. Conclui-se que a carreira docente tem particularidades que ilustram os desafios da gestão de carreiras longas e múltiplas, que são aquelas que provavelmente descreverão o percurso dos profissionais no futuro próximo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).