Docentes do ensino superior – gestão da carreira na fase pré-aposentadoria

Autores/as

  • Cristiane Buhamra Abreu Universidade de Fortaleza - UNIFOR Centro Universitário Christus - Unichristus Centro Universitário Estácio do Ceará http://orcid.org/0000-0001-7331-7226
  • Marina Dantas de Figueiredo Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p146

Resumen

O artigo aborda questões relacionadas a gestão da carreira docente face ao envelhecimento da população brasileira. Objetiva entender como os docentes do ensino superior gerenciam suas carreiras quando na iminência da aposentadoria. A teoria fundamenta-se no Ciclo de Vida Profissional do Professor (Huberman, 1989), que divide a carreira docente em fases, desde o início até o desinvestimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada, com entrevistas individuais junto aos docentes quando na iminência da aposentadoria e/ou aqueles já aposentados, mas que continuam lecionando. Os achados apontam três tipos de carreira docente e se percebe, de modo geral, a falta de planejamento dos pesquisados para a gestão de suas carreiras. Conclui-se que a carreira docente tem particularidades que ilustram os desafios da gestão de carreiras longas e múltiplas, que são aquelas que provavelmente descreverão o percurso dos profissionais no futuro próximo.

Biografía del autor/a

Cristiane Buhamra Abreu, Universidade de Fortaleza - UNIFOR Centro Universitário Christus - Unichristus Centro Universitário Estácio do Ceará

Cristiane Buhamra Abreu

Doutora em Administração pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Professora na Graduação da Universidade de Fortaleza – UNIFOR 

Professora na Graduação do Centro Universitário Christus - Unichristus

Professora na Graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará

Marina Dantas de Figueiredo, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Marina Dantas de Figueiredo

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza - UNIFOR 

Publicado

2018-09-04

Número

Sección

Artigos