Satisfação no trabalho sob a perspectiva da orientação para o mercado interno de uma instituição de ensino pública: docentes x administrativo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p20Resumo
O marketing interno (MI) e a orientação para o mercado interno (OMI) são estratégias que permitem satisfazer as necessidades dos funcionários com o intuito de criar valor para o cliente final. O objetivo do artigo é identificar e comparar as subdimensões da OMI que afetam a satisfação no trabalho de docentes e do pessoal administrativo em uma instituição de ensino pública. Revisou-se a literatura sobre MI e OMI, especialmente dentro do contexto educacional. A pesquisa teve abordagem quantitativa e descritiva. A amostra foi de 624 funcionários que responderam a um questionário baseado no modelo de Gounaris (2006). Os resultados demonstraram que as duas carreiras analisadas possuem visões diferentes da organização ao que se refere à OMI, sendo que apenas uma subdimensão: Comunicação entre gestores e funcionários foi significativa na satisfação do trabalho de ambas carreiras. Porém, para o pessoal administrativo outras três subdimensões: Treinamento, Atenção aos grupos com necessidades comuns e Identificação das necessidades do cliente interno mostraram serem significativas. Em suma, existem variavéis comuns que afetam a satisfação das diferentes carreiras, porém algumas variaveis afetam apenas um grupo.
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