Satisfação no trabalho sob a perspectiva da orientação para o mercado interno de uma instituição de ensino pública: docentes x administrativo

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p20

Resumo

O marketing interno (MI) e a orientação para o mercado interno (OMI) são estratégias que permitem satisfazer as necessidades dos funcionários com o intuito de criar valor para o cliente final. O objetivo do artigo é identificar e comparar as subdimensões da OMI que afetam a satisfação no trabalho de docentes e do pessoal administrativo em uma instituição de ensino pública. Revisou-se a literatura sobre MI e OMI, especialmente dentro do contexto educacional. A pesquisa teve abordagem quantitativa e descritiva.  A amostra foi de 624 funcionários que responderam a um questionário baseado no modelo de Gounaris (2006). Os resultados demonstraram que as duas carreiras analisadas possuem visões diferentes da organização ao que se refere à OMI, sendo que apenas uma subdimensão: Comunicação entre gestores e funcionários foi significativa na satisfação do trabalho de ambas carreiras. Porém, para o pessoal administrativo outras três subdimensões: Treinamento, Atenção aos grupos com necessidades comuns e Identificação das necessidades do cliente interno mostraram serem significativas. Em suma,  existem variavéis comuns que afetam a satisfação das diferentes carreiras, porém algumas variaveis afetam apenas um grupo.

Biografia do Autor

Zamora Cristina dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração de Empresas e Coordenadora de Exrensão do Ifes Campus Aracruz

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School, é doutor em Administração para Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal - 2010), possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET/PR (1993), especialização em Administração pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007). Atua nos seguintes temas: Marketing de Serviços, Inovação e Estratégia. É coordenador do Centro de Estudos em Marketing e Estratégia da FUCAPE Business School. Pertence ao Comitê Científico da Rome Business School. É pesquisador convidado do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, centro de pesquisa da UBI. É pesquisador associado e presidente no Brasil da International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM). É co-editor da Brazilian Business Review (BBR).

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos