Restaurante Universitário da UFPE: uma abordagem sistêmica

Autores

  • Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso Universidade Federal de Pernambuco
  • Danubia Paula da Silva Menezes Universidade Federal de Pernambuco
  • André Melo de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberta Macedo Baudel Universidade Federal de Pernambuco
  • Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p211

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar uma situação-problema do restaurante universitário da Universidade Federal de Pernambuco quanto à capacidade limitada do atendimento, à luz da teoria dos sistemas. As situações foram representadas através de arquétipos numa tentativa de maior e melhor compreensão da utilização do pensamento sistêmico diante dos cenários dinâmicos e complexos existentes. Para isso, utilizou-se de pesquisas de opinião realizadas na unidade entre os anos 2011 e 2014, além de documentos da instituição e informações obtidas pelos próprios pesquisadores. Constatou-se que a gestão da unidade não atua de forma sistêmica, apresentando ações paliativas que, em curto prazo, aliviam o sintoma, mas que em seguida, tornam-se precárias. O estudo mostrou que a análise sistêmica a partir da confecção dos arquétipos é uma importante ferramenta que pode ser utilizada no processo decisório. Nesse caso, a atividade de fornecimento de refeição, como atividade-meio de gestão da instituição, é passível de descentralização do fornecimento por meio da ampliação da terceirização dos serviços, como já é a própria unidade; e/ou a realização de convênios com a rede privada já existente no campus mediante contratos com a instituição. 

Biografia do Autor

Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Pós Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição:Gastronomia e Hotelaria (UnP- 2010). Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (2016). Nutricionista na Universidade Federal de Pernambuco.

Danubia Paula da Silva Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre. Possui graduação em Secretariado pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Especialização em Gestão Pública pela UFPE (2012). Atualmente é estatutário da Universidade Federal de Pernambuco.

André Melo de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE. Especialista em Gestão Pública - UFPE. Atualmente, é servidor técnico-administrativo da UFPE com atuação na área de gestão de pessoas.

Roberta Macedo Baudel, Universidade Federal de Pernambuco

Servidora pública federal (UFPE), com mestrado em administração pela UFPE, pós-graduação lato sensu em tecnologias em educação a distância, graduação em fonoaudiologia pela Universidade Católica De Pernambuco e formação técnica em desenvolvimento de sistemas pelo SENAC/PE. tem experiência na área de administração, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, atividades de ensino/pesquisa/extensão. atualmente ocupa a função de chefe da divisão de programas e projetos da pró-reitoria de extensão e cultura da UFPE, responsável desde 2010 pelo suporte técnico e administrativo do ambiente virtual do sistema de gestão de projetos (SIGPROJ) utilizado pela extensão da UFPE.

Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Administração. Mestre em Ciências da Engenharia de Produção (UFRN). Especialista em Vigilância Sanitária e Especialista em Gestão da Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho pela UFRN. Nutricionista. É membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (CONSEA/RN) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-FACISA/UFRN)

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos