Endomarketing em instituições de ensino superior: um estudo na Universidade Federal do Pampa

Autores

  • Mikaela Daiane Prestes Floriano Universidade Federal do Pampa
  • Andressa Hennig Silva Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p256

Resumo

A importância de ações que tenham como objetivo satisfazer as demandas dos clientes internos das organizações mostra-se, cada vez mais, evidente tendo em vista a necessidade de desenvolver um ambiente de trabalho agradável para os trabalhadores. Em vista disso, o presente artigo buscou-se verificar como os servidores avaliam as ações de endomarketing desenvolvidas em uma Universidade Federal localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento tipo Survey, de natureza descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário aos servidores da universidade. Os resultados apontam que o endomarketing vem sendo pouco praticado na instituição, evidenciando a imprescindibilidade de aprimoramento imediato de alguns aspectos das quatro dimensões do endomarketing de Inkotte (2000).

Biografia do Autor

Mikaela Daiane Prestes Floriano, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Administração (PPGA/UNIPAMPA); Pós-Graduanda em Marketing (UNIJUÍ); Bacharel em Administração (UNIPAMPA)

Andressa Hennig Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa- Campus Santana do Livramento. Atua na Graduação e Mestrado em Administração. Doutora em Administração (PPGA/UFSM). Mestre em Administração (PPGA/UFSM)

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos