Política de interiorização do ensino superior: taxa de sucesso na graduação na Universidade Federal do Paraná

Autores

  • Ricardo Leitoles Corrêa Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Décio Estevão do Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p41

Resumo

Visando a democratização da educação superior no Brasil, foram implementadas diversas políticas públicas. Entre elas a expansão/interiorização do ensino superior público, impulsionada principalmente pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. O propósito do programa era ampliar o acesso e permanência dos estudantes na educação superior. O objetivo desse artigo é avaliar a eficácia da interiorização do ensino superior no âmbito da Universidade Federal do Paraná após 2007 por meio da taxa de sucesso na graduação dos cursos e polos localizados fora da capital do estado. Esse indicador foi estabelecido para avaliação do programa REUNI e também se encontra no Plano Nacional da Educação. O estudo se configura como uma pesquisa descritiva, adotando uma abordagem quantitativa e  se utiliza de indicador para análise dos dados. Para o cálculo da taxa de sucesso, foi utilizada a metodologia proposta pelo Tribunal de Contas da União. A partir dos resultados da pesquisa, pode-se inferir que o processo de  interiorização da Universidade Federal do Paraná contribuiu para a redução da taxa de sucesso geral dos cursos de graduação, distanciando-se da meta prevista. Os três polos analisados apresentaram valores inferiores à média da UFPR, sendo que a menor média foi encontrada no campus de Matinhos. 

Biografia do Autor

Ricardo Leitoles Corrêa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui Graduação em Administração pela FAE e Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é Administrador da Universidade Federal do Paraná, atuando na área de planejamento e controle orçamentário. Realiza a distribuição orçamentaria interna de recursos e gerencia sua aplicação. Tem interesse em estudar políticas públicas com objetivo de maximizar a eficiência do gasto público.

Décio Estevão do Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Engenharia de Operação, Modalidade Eletrotécnica (1982), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialização em Engenharia da Produção (1985), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (1997) e doutorado (2001), em Ciências do Homem e Tecnologia, pela Université de Technologie de Compiègne (França) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (DPCT). É professor titular e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Planejamento e Governança Pública (PGP).Integra o BASIS - Banco de Avaliadores do INEP/MEC, com participação em diversas comissões de avaliação na qualidade de avaliador institucional. Dentro de sua área de interesse de pesquisa, que são "Processos e Dinâmicas de Territorialidade e Sustentabilidade", estuda temas como: Desenvolvimento Territorial, Redes Sociotécnicas, Cidades, Estudos de futuro, Indicadores Socioeconômicos e Ambientais, Universidades, Tecnologia e Inovação, Políticas Públicas, Economia da Funcionalidade, Internacionalização da formação do engenheiro. Lidera o Grupo de Pesquisa Território: Redes, Políticas, Tecnologia e Desenvolvimento (TRPTD).

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos