Sustentabilidade: uma abordagem acerca das percepções dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p86Resumo
O estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca da temática sustentabilidade pelos acadêmicos de uma instituição de ensino superior localizada no Município de Chapecó- SC. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto aos procedimentos de levantamento, com abordagem de cunho quali-quantitativo. Tem como amostra 635 acadêmicos, de 39 cursos superiores de graduação. Os resultados evidenciam que 64,59% dos respondentes relacionam a temática sustentabilidade com a abordagem de cunho ambiental, 27,86% relacionam às questões sociais, enquanto 7,54% ponderam a abordagem econômico-financeira como preocupação relacionada à temática. Enquanto conceito 55,12% consideram que a sustentabilidade envolve a preocupação e ações conjuntas que considerem o desempenho econômico, financeiro, ambiental e social, visando garantir melhorias no contexto humano, ambiental e financeiro. Entre as preocupações e objetivos das organizações, 68,19% consideram o consumo consciente e responsável dos recursos naturais como fator extremamente importante. No contexto das empresas da região Oeste de Santa Catarina, 43,15% dos respondentes consideram que existe maior enfoque para o desempenho econômico-financeiro, 29,61% indicam que existe apenas a preocupação com a imagem mercadológica. De modo geral, os resultados evidenciam a importância de discussões e avanços no meio acadêmico, em prol de ações e práticas empresariais que remetam a efetividade da sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).