Sistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD online

Autores

  • Henrique Sérgio Barros Cavalcanti Júnior Tribunal de Contas da União
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p100

Resumo

A educação a distância (EAD) online tem se tornado um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma instituição de ensino superior (IES) pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões.

Biografia do Autor

Henrique Sérgio Barros Cavalcanti Júnior, Tribunal de Contas da União

Mestre em Administração pela UFPE

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), além de graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE).

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta I do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS (nível: mestrado profissional) e coordenadora e pesquisadora de projetos apoiados pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências profissionais. É revisora de periódicos e eventos acadêmicos da área. Consultora ad hoc da CAPES e FACEPE. Temas de interesses em pesquisa: relações de trabalho, representações sociais, impactos da nova morfologia do trabalho, temas comportamentais (estresse, burnout, diversidade), sindicalismo e movimento operário; e Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TIC ao processo ensino-aprendizagem). Contextos e públicos de interesse em pesquisa: jovens trabalhadores; organizações; organizações sindicais, e instituições de ensino públicas e privadas. Líder do GP: CEOS - Centro de Estudos Organizacionais do Semiárido.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos