Aplicação de modelo de mensuração da satisfação dos usuários de um sistema de informação acadêmico: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Clara Cachina Saraiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luana Pinheiro Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anna Camila Lima e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Lopes Marques Universidade Federal de Viçosa
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p127

Resumo

O sistema de informação proporciona um meio de comunicação e de troca de informações entre os diferentes públicos, tornando a geração e disseminação de informações um processo ágil e eficaz. As Universidades Federais do Brasil investem na informatização dos processos acadêmicos e administrativos buscando excelência nas atividades de gestão e sobretudo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivo aplicar o modelo de  avaliação da satisfação, desenvolvido por Ainin, Bahri e Ahmad (2012), nos usuários do sistema acadêmico de uma Universidade. A metodologia empregada consistiu no envio de um questionário eletrônico para os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coleta de 1658 respostas que foram analisadas utilizando-se a modelagem de equações estruturais para identificar os fatores que contribuem com o processo investigado. O estudo observou  todos os critérios estatísticos para validação, além de apresentar um bom nível de ajuste, mostrando-se estatisticamente adequado. O fator utilidade percebida teve maior impacto na determinação da satisfação dos usuários, seguido pela Qualidade do Serviço, Qualidade da Informação e Qualidade do Sistema.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Realizou o pós-doutorado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Paraná (2015). Cursou a graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), o mestrado e o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (1999 e 2003). Desde 2009 é professora do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção.

Ana Clara Cachina Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017).

Luana Pinheiro Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017).

Anna Camila Lima e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017).

Eduardo Lopes Marques, Universidade Federal de Viçosa

Professor  Visitante  no  Departamento  de  Economia  da  Universidade  Federal  de  Viçosa.  Pós-­doutorado  em  Administração  pela  Pontifícia  Universidade  Católica  do  Paraná. É   Doutor   em   Engenharia   Ambiental   pela   Universidade   Federal   de   Santa Catarina  (2008). Mestre  em  Economia pela  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina. Graduado  em  Ciências  Econômicas  pela  Universidade  Federal  de  Juiz  de  Fora.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pos-doutorado em Educação na Universidade de Málaga.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos