Evasão, retenção e diplomação: ocorrências e motivações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p20Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar as ocorrências de evasão, retenção e colação de grau de estudantes de uma instituição federal de ensino. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, e de caráter exploratório-descritivo. A organização objeto desse estudo foi uma instituição pública de ensino, multicampi, formada por dez unidades acadêmico-administrativas das quais participaram 543 estudantes. Para análise dos dados auferidos utilizou-se estatísticas descritivas e análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar que muitos fatores influem sobre a evasão, diplomação e retenção acadêmica. O sucesso e permanência dos estudantes podem estar atrelados a fatores pessoais, fatores didático-pedagógicos, desafios estruturais das cidades etc. Assim faz-se necessário o conhecimento, monitoramento e enfrentamento maciço dessas questões.Downloads
Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).