Evasão, retenção e diplomação: ocorrências e motivações

Autores

  • Rafaela Rios Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna de Vargas Bianchim Universidade Federal de Santa Maria
  • Rita de Cássia Trindade dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p20

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as ocorrências de evasão, retenção e colação de grau de estudantes de uma instituição federal de ensino. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, e de caráter exploratório-descritivo. A organização objeto desse estudo foi uma instituição pública de ensino, multicampi, formada por dez unidades acadêmico-administrativas das quais participaram 543 estudantes. Para análise dos dados auferidos utilizou-se estatísticas descritivas e análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar que muitos fatores influem sobre a evasão, diplomação e retenção acadêmica. O sucesso e permanência dos estudantes podem estar atrelados a fatores pessoais, fatores didático-pedagógicos, desafios estruturais das cidades etc. Assim faz-se necessário o conhecimento, monitoramento e enfrentamento maciço dessas questões.

Biografia do Autor

Rafaela Rios, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria e Administradora na Universidade Federal do Pampa.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia e Professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Bruna de Vargas Bianchim, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Rita de Cássia Trindade dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano e Acadêmica de Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos