Mestrados profissionais e perspectivas acadêmicas para servidores técnico-administrativos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p276Resumo
O estudo tem o objetivo de mostrar as contribuições do mestrado à carreira acadêmica do egresso, como instrumentos de ampliação de oportunidades e qualificação do servidor, especificamente para os servidores egressos do Mestrado Profissional em Políticas públicas da Educação Superior (POLEDUC) da Universidade Federal do Ceará. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa documental, censitária, exploratória e descritiva, na qual a unidade de análise é composta pelos estudantes egressos do POLEDUC, pertencentes às turmas de 2007 a 2014. O levantamento dos dados profissionais e acadêmicos dos Lattes dos egressos foi realizado em junho de 2016, totalizando 146 egressos, excluindo-se os cancelamentos e desistências. O levantamento realizado indicou prevalência de mulheres e servidores da área administrativa das instituições de ensino superior. Verificou-se também que apenas metade dos estudantes publicou algum artigo durante curso, e apenas um terço publicou após o mestrado. Em relação aos aspectos de continuidade na carreira, poucos egressos ingressaram em programas de doutorado e, entre os técnicos, cerca de 14% exerceram alguma atividade docente após o mestrado. Os resultados indicam que a maioria dos egressos do POLEDUC não apresenta continuidade na carreira na perspectiva acadêmica.Downloads
Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).