Mestrados profissionais e perspectivas acadêmicas para servidores técnico-administrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p276

Resumo

O estudo tem o objetivo de mostrar as contribuições do mestrado à carreira acadêmica do egresso, como instrumentos de ampliação de oportunidades e qualificação do servidor, especificamente para os servidores egressos do Mestrado Profissional em Políticas públicas da Educação Superior (POLEDUC) da Universidade Federal do Ceará. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa documental, censitária, exploratória e descritiva, na qual a unidade de análise é composta pelos estudantes egressos do POLEDUC, pertencentes às turmas de 2007 a 2014. O levantamento dos dados profissionais e acadêmicos dos Lattes dos egressos foi realizado em junho de 2016, totalizando 146 egressos, excluindo-se os cancelamentos e desistências. O levantamento realizado indicou prevalência de mulheres e servidores da área administrativa das instituições de ensino superior. Verificou-se também que apenas metade dos estudantes publicou algum artigo durante curso, e apenas um terço publicou após o mestrado. Em relação aos aspectos de continuidade na carreira, poucos egressos ingressaram em programas de doutorado e, entre os técnicos, cerca de 14% exerceram alguma atividade docente após o mestrado. Os resultados indicam que a maioria dos egressos do POLEDUC não apresenta continuidade na carreira na perspectiva acadêmica.

Biografia do Autor

Linnik Israel Lima Teixeira, Instituto Federal do Piaui - Campus Piripiri

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Piaui - Campus Piripiri.

Antonio Jones Bezerra de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Werlon Marques Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialização em administração e segurança de sistemas computacionais.

Maria Elias Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Letras. Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, bacharel em Comunicação Social e em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Mestre, pela PUC/RJ.

Alberto Sampaio Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Liana Siqueira do Nascimento Marreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Direito Penal. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - UFC. Docente do Instituto Federal do Piauí - Campus Piripiri.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos