A influência dos recursos didáticos, da equipe instrucional e da autoavaliação discente nos cursos a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p228

Resumo

O ensino a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de ensino, maior flexibilidade e autonomia. Assim, verificou-se que alguns aspectos deveriam ser ponderados pelas ofertantes desta modalidade, tais como: os recursos didáticos, a equipe instrucional e a autoavaliação discente influenciam o discente de cursos de graduação presencial. Buscando responder à esta questão, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade em Santa Catarina, contando com a participação de 196 alunos que cursaram disciplinas na modalidade a distância. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que as questões que os estudantes tiveram uma alta percepção estavam relacionadas a dialogicidade do conteúdo produzido pelos professores, as atividades propostas para as disciplinas e os recursos multimídias oferecidos na plataforma. As questões que obtiverem menor observância foram a quantidade de tempo que eles dedicaram para o estudo na modalidade (Autoavaliação), e a atenção/prontidão no retorno dos professores diante dos seus questionamentos (Equipe Instrucional). Como resultado aplicado, sugere-se que instituições ofertantes de ensino na modalidade a distância, invistam nas plataformas virtuais de ensino, recursos multimídias e na produção do conteúdo didático, a fim de satisfazer as necessidades de aprendizagem do estudante.

Biografia do Autor

Silvana Silva Vieira Tambosi, Fundação Universidade Regional de Blumenau | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduada em Administração com ênfase em gestão empresarial pela FAE Business School. Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e graduação em Turismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Luciano Trentin, Fundação Universidade Regional de Blumenau | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Possui graduação em Administração pela Universidade do Planalto Catarinense (1999); Especialização em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC (2011); Mestrado Profissional em Engenharia da Produção pelo Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC (2017). Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Experiência de 20 anos nas áreas de Gestão Humana, Qualidade e Administração Geral em empresas de grande porte, dos quais 12 anos exercendo funções de gestão em plantas industriais, respondendo por 3 fábricas; prestação de serviços de call center, intensivo em RH, com 8 sites distribuídos em 7 estados; logística no transporte de produtos perigosos; e em prestação de serviços de ensino, com 6 campi, conduzindo, desenvolvendo e implantando processos de Mudanças Organizacionais, Planejamento Estratégico, Sistemas, Instrumentos e Políticas de Gestão de Pessoas.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Fundação Universidade Regional de Blumenau | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração . Tem experiência na gestão universitária tendo atuado como Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pró-Reitora de Ensino Médio, Graduação e Profissionalizante e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Ciências Contábeis ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a gestão universitária e a tecnologias no ensino.

Iara Regina Parisotto, Fundação Universidade Regional de Blumenau | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - FURB. Atua na Coordenação Ambiental da FURB e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

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Publicado

2019-01-02

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Artigos