A influência dos recursos didáticos, da equipe instrucional e da autoavaliação discente nos cursos a distância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p228Resumo
O ensino a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de ensino, maior flexibilidade e autonomia. Assim, verificou-se que alguns aspectos deveriam ser ponderados pelas ofertantes desta modalidade, tais como: os recursos didáticos, a equipe instrucional e a autoavaliação discente influenciam o discente de cursos de graduação presencial. Buscando responder à esta questão, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade em Santa Catarina, contando com a participação de 196 alunos que cursaram disciplinas na modalidade a distância. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que as questões que os estudantes tiveram uma alta percepção estavam relacionadas a dialogicidade do conteúdo produzido pelos professores, as atividades propostas para as disciplinas e os recursos multimídias oferecidos na plataforma. As questões que obtiverem menor observância foram a quantidade de tempo que eles dedicaram para o estudo na modalidade (Autoavaliação), e a atenção/prontidão no retorno dos professores diante dos seus questionamentos (Equipe Instrucional). Como resultado aplicado, sugere-se que instituições ofertantes de ensino na modalidade a distância, invistam nas plataformas virtuais de ensino, recursos multimídias e na produção do conteúdo didático, a fim de satisfazer as necessidades de aprendizagem do estudante.
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