O significado da gestão para os coordenadores de curso superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p49

Resumo

O objetivo do presente estudo descritivo é compreender os significados e as características da gestão para os coordenadores de curso superior de uma universidade federal de Minas Gerais. Para tanto, foram utilizados como base os ensinamentos de Henry Mintzberg (2010). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e para a sistematização dos resultados a técnica análise de conteúdo. Verificou-se que os coordenadores compreendem a gestão de curso superior como o ato de gerenciar o seu projeto pedagógico, como a articulação existente entre os alunos e a administração superior da universidade e como o processo burocrático e de organização que envolve o curso. Dentre as características observadas, ritmo acelerado, no qual as atividades são variadas e desenvolvidas de forma fragmentada. Enfrentam desafios ao lidar com a falta de recursos materiais e humanos e com a falta de uma política de capacitação para o cargo. Também de conciliar as atividades de gestor com as demais atividades da carreira docente, sem que se observe uma política de incentivo. Conclui-se que embora o coordenador esteja gerindo a formação do profissional do futuro, se encontra solto numa estrutura burocrática e política, reagindo às ações e não agindo estrategicamente.

Biografia do Autor

Tainá Rodrigues Gomide Souza Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciênicas Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa, graduada em Direito pela Escola de Estudos Superiores de Viçosa, Mestre em Administração pela Universidade federal de Viçosa, Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa.

Simone Martins, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora do Deparatamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa

Renaldo de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa

Referências

AHMAD, Z. A. Chief academic officers as learners: adult learning patterns within on organizational context. Dissertação (Mestrado em Educational Policy and Leadership) –Northen Illinois University, Illiniois, 1994.

ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3 ed.Rio de Janeiro: editora FGV, 2005.

ALVES, L. Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, edições 70, 1997.

BOTOMÉ, S. P.; KUBO, O. Gestão da universidade: experiências de “pés no chão”. Revista Interação em Psicologia, Curitiba, v. 9, n.1, p.187-189, 2005.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. 7 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.

CAMARGOS, M. A., FERREIRA, A. R.; CAMARGOS, M. C. S. Percepção, atuação, autonomia e condição de trabalho de coordenadores de curso de administração de IES do Estado de Minas Gerais. Revista de Gestão, v. 17, n. 3, p. 285-296, jul./ set., 2010.

CAMPOS, D. C. da S.; Competências gerenciais dos pró-reitores em uma instituição de ensino superior: Um estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa. 2007.157f. Dissertação (Graduação em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2007.

ÉSTHER, A. B. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. CADERNOS EBAPE. BR, Rio de Janeiro, pp. 648-667, Jul. 2011.

FLICK, U.; tradução: COSTA, R. C. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, S. M. de. História oral: possibilidades e procedimentos. 2 ed. SP: Associação Editorial Humanitas, 2006.

GHOSGAL, S. & BRUCH, H. Going beyong motivation to the power of volition. MIT Sloan Management Review, 44(3), 51-57, 2003.

GOMES, O. F; GOMIDE, T. R; GOMES, M. A. N; ARAÚJO, D. C; MARTINS, S; FARONI, W. Sentidos e Implicações da Gestão Universitária para os Gestores Universitários. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 234-255, Edição Especial, 2013.

HOMBERG, I. & TYRSTRUP, M. (2010). Well then – What now? Na everyday approach to managerial leadership. Leadership, 6(4), 353-372.

KWASNIDA, E. L. Introdução a Administração. 6. ed. Atlas: São Paulo, 2009.

MAGALHÃES, E. M. de; OLIVEIRA, A. R. de; CUNHA, N. R. da S; LIMA, A. A. T. de F. de C.; CAMPOS, D. S; SILVEIRA, C. A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro p. 55-86, Jan./fev, 2010.

MARCON, S. R. A. Comportamentos que constituem o trabalho de um coordenador de curso de graduação. Tese (Doutorado em Psicologia) -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MARRA, A. V.; MELO, M. C. de O. L. A Prática Social de Gerentes Universitários em uma Instituição Pública. RAC, v. 9, n. 3, Jul./Set: 09-31. 2005.

MEYER JUNIOR, V. Teoria e Prática da gestão universitária. Cadernos: Centro Universitário São Camilo, São Paulo, v. 4, n.1, p. 49-59, jan./jun., 1998.

MINTZBERG, H. Managing: Desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010, 304p.

PALMEIRAS, J. D. B.; SZILAGYI, R. S. Perfil e competências necessários para um coordenador de curso na percepção dos gestores e funcionários de uma IES. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11., 2011, Florianópolis, Santa Catarina.

REIS, C. Z. T. Estágios da Institucionalização do modelo de alocação de recursos orçamentários das universidades federais brasileiras. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Viçosa, 2011.

REESOR, L. Becoming na academic administrator:a case stydy approach. Tese (Doutorado em Educational Policy and Leadership) -University of Wisconsin, Whitewate, 1995.

SANTANA, L. L. e S.; CUNHA, SILVEIRA, N. R. da; OLIVEIRA, A. R. de;. Características de liderança: qual a percepção de gestores públicos?. REUNA, Belo Horizonte, v.15, n.2, p. 13-26, mai. Ago, 2010.

SILVA, J. J.; A auditoria interna da UFPE: A percepção dos gestores num contexto de avaliação de desempenho e resultados. 2009.116f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis), Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2009.

TENGBLAD, S. Is there a ‘New Managerial Work’? A comparison with Henry Mintzberg’s classic study 30 years later. Journal of Management Studies, 43(7), 1437-1461, 2006.

VIANA, S. M. N. Perfil e ações gerenciais dos (as) dirigentes dos cursos de enfermagem dos centros universitários e universidades do estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) -Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

ZABALZA, M. Ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Edição

Seção

Artigos