A dinâmica da aprendizagem coletiva e suas implicações para as inovações de processos em uma instituição federal de ensino brasileira centenária: o caso CEFET/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p1

Resumo

Este estudo configura a experiência de um grupo de trabalhadores com a criação de um espaço de conhecimento mediante aprendizagem coletiva que resultou em uma inovação de processo de trabalho em uma Instituição Federal de Ensino - IFE centenária, o CEFET/RJ. Os trabalhadores da área de patrimônio, lotados em diferentes campi da IFE, atuavam de forma isolada e então, decidiram se reunir para trocar conhecimentos sobre seus trabalhos, criando assim um grupo social. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se a estratégia de estudo de caso para compreender como estes trabalhadores experienciavam os encontros deste grupo, que apresentou características de uma comunidade de prática. Para tanto, foram coletados dados por observação participante neste grupo social, e entrevistas individuais com cinco trabalhadores que participavam dos encontros. Mediante a análise de conteúdo, os resultados encontrados destacam para a importância das trocas de conhecimentos, tácitos e explícitos, entre estes trabalhadores, e evidencia o surgimento de uma inovação de processo, estimulada pelo ambiente coletivo de aprendizagem criado, denominada de Balcão de Trocas. O Balcão de Trocas permite a redistribuição de materiais entre os campi, acarretando em um menor tempo de reposição dos mesmos, o que possibilita maior economia para a instituição.

Biografia do Autor

Luís Phillipe da Silva Inglat, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Mestre em Administração e bacharel em Administração de Empresas e Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Administrador na Seção de Patrimônio - IT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora e Mestre em Administração pela PUC-Rio. Docente no Departamento de Administração Pública, no Programa de Pós-graduação em Gestão e no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Favio Akiyoshi Toda, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Mestre em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Estatístico pela ENCE/ IBGE. Docente do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense - UFF e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

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Publicado

2019-05-02

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Seção

Artigos