Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24Resumo
Este estudo objetivou identificar as estratégias de ensino que são aplicadas com maior frequência no Curso de Graduação em Ciências Contábeis nas disciplinas oferecidas por um curso vinculado a uma Universidade Catarinense. Para tanto foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa realizada por meio da análise documental dos planos de ensino da instituição. Foram analisados 614 planos de ensino, compreendendo um lapso temporal de dezesseis semestres. Os resultados demonstraram que as estratégias mais empregadas pelos docentes foram: exercícios, aulas expositivas, aulas expositivas dialogadas, estudo de texto, seminário, discussão e debate e estudo de caso. Também verificou-se que os recursos didáticos mais utilizados são o projetor multimídia e o quadro. Pôde-se constatar que há diferenças de utilização de estratégias de acordo com o núcleo de conteúdo da disciplina, sendo que os planos de ensino do núcleo de formação básica foram os que apresentaram estratégias mais variadas, seguido pelas disciplinas da área gerencial. Constatou-se ainda diferenças de utilização de estratégia de acordo com a titulação do professor que ministra a disciplina, no entanto, infere-se que o grau de titulação do professor não interfere necessariamente no uso de estratégias de ensino variadas, visto que professor com doutorado acabaram apresentando menor repertório de estratégias declaradas.Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville : UNIVILLE, 2004.
BALZAN, N. C. Sete asserções inaceitáveis sobre inovação educacional. In: GARCIA, W. E. (Coord.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. 3. ed. Campinas : Autores Associados, 1995.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2005.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GODOY, A. S. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, D. A. (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. Estudo de texto. In: GRILLO, M. C. et al. (Org.). A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
HERNANDES, D. C. R.; PELEIAS, I. R.; BARNALHO, V. F. O professor de contabilidade: habilidades e competências. In: PELEIAS, I. R. (org.) Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.
LEAL, R. B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 3, p. 1-6, 2005.
LEAL, E. A.; BORGES, A. V. S. Estratégias e métodos aplicados no ensino da Contabilidade: uma análise dos planos de ensino do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública brasileira. In: Congresso ANPCONT, 8, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPCONT, 2014.
LEAL, D. T. B.; CORNACHIONE JR, E. A aula expositiva no ensino da contabilidade. Contabilidade vista & revista, v. 17, n. 3, p. 91-113, 2006.
LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de Ensino: Por que não? Campinas: Papirus, 2003.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação.3. ed. São Paulo : Cortez, 2011.
MACÊDO, L. C. B. et al. Avaliação dos conteúdos das disciplinas relacionadas à área gerencial: um estudo em universidades públicas estaduais no brasil. Registro Contábil, v. 6, n. 1, p. 52-70, 2014.
MALUSÁ, S. Investigação sobre a atualização docente no ensino superior. In: MALUSÁ, S.; FELTRAN, R. C. S; (orgs.) A prática da docência universitária. São Paulo: Factash Editora, 2003.
MARION, J. C.; MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios: para cursos de administração, gestão, contabilidade e MBA. São Paulo: Atlas, 2006.
MARTINS, J. P. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia, avaliação. São Paulo: Atlas, 1993.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: Concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.
MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C.; CORNACHIONE JR, E. B. The accounting education gap in Brazil. China – USA Business Review, v. 12, n. 4, p. 361-372, abr. 2013.
MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A.; CASA NOVA, S. P. de C. Técnicas de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita? In: COIMBRA, C. L. (Org). Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.
NERICI, I. G. Metodologia do ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1990.
NERICI, I. G. Introdução à Didática Geral. Rio de Janeiro: Científica, 1997.
NGANGA C. S. N.; et al. Estratégias e técnicas aplicadas no ensino da contabilidade gerencial: um estudo com docentes do curso de ciências contábeis. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 4, Brasília. Anais... Brasília, 2013, CD-ROM.
OLIVEIRA, A. J. et al. Estilos de aprendizagem e estratégias ludopedagógicas: percepções no ensino da contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting. São Paulo, v.6, n.2, p. 236-262, 2013.
PALMA, D. A.; QUEIROZ, M. R. B. A gestão do currículo do curso superior de Ciências Contábeis. In: PELEIAS, I. R. (org.) Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.
PASSOS, I. C.; MARTINS, G. A. Métodos de sucesso no ensino da Contabilidade. In: COIMBRA, C. L. (Org). Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.
PETRUCCI, V. B. C.; BATISTON, R. R. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, I. R. (org.) Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.
SILVA, U. B. et al. Concepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contador. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 6, n. 2, p. 54-66, maio/ago. 2014.
TEODORO, J. D. et al. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Estudo Comparativo no Ensino Superior nas Áreas de Educação e Ciências Contábeis. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 3, 2011, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANPAD, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).