Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24

Resumo

Este estudo objetivou identificar as estratégias de ensino que são aplicadas com maior frequência no Curso de Graduação em Ciências Contábeis nas disciplinas oferecidas por um curso vinculado a uma Universidade Catarinense. Para tanto foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa realizada por meio da análise documental dos planos de ensino da instituição. Foram analisados 614 planos de ensino, compreendendo um lapso temporal de dezesseis semestres. Os resultados demonstraram que as estratégias mais empregadas pelos docentes foram: exercícios, aulas expositivas, aulas expositivas dialogadas, estudo de texto, seminário, discussão e debate e estudo de caso.  Também verificou-se que os recursos didáticos mais utilizados são o projetor multimídia e o quadro. Pôde-se constatar que há diferenças de utilização de estratégias de acordo com o núcleo de conteúdo da disciplina, sendo que os planos de ensino do núcleo de formação básica foram os que apresentaram estratégias mais variadas, seguido pelas disciplinas da área gerencial. Constatou-se ainda diferenças de utilização de estratégia de acordo com a titulação do professor que ministra a disciplina, no entanto, infere-se que o grau de titulação do professor não interfere necessariamente no uso de estratégias de ensino variadas, visto que professor com doutorado acabaram apresentando menor repertório de estratégias declaradas.

Biografia do Autor

Leandro Marques, Professor da Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde (MT) vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da instituição

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atuou como professor substituto na Universidade Regional de Blumenau (FURB) lecionando nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Tecnólogo em Marketing e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) lecionando no curso de Ciências Contábeis as disciplinas de Análise de Custos, Contabilidade Comercial, Contabilidade Imobiliária e Orçamento Empresarial. Possui artigos publicados em periódicos e congressos da área contábil. Atualmente é professor contratado da Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde (MT) lecionando as disciplinas de Contabilidade Tributária, Auditoria Contábil, Governança Corporativa e Auditoria e Perícia Contábil e Arbitragem.

Vania Tanira Biavatti, Professora da Universidade Regional de Blumenau vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FURB)

Possui doutorado em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestrado Em Educação Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995) e graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela Universidade Regional de Blumenau (1988). Professora titular aposentada pela Universidade Regional de Blumenau-FURB, docente do quadro permanente do Eixo Articulador das Licenciaturas e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Na graduação foi professora titular da disciplina Políticas Públicas, História e legislação do Ensino, atuando também nas disciplinas Estágio Supervisionado Escolar; Estágio Supervisionado de Orientação Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Metodologia do Trabalho Acadêmico; Metodologia do Ensino Superior; Pesquisa em Educação; Universidade, Ciência e Pesquisa. Ainda na graduação orientou Trabalhos de Conclusão de Cursos-TCCs nas licenciaturas. Na Pós-Graduação atuou como docente nas disciplinas História, Política e Legislação de Ensino; Legislação Educacional; Metodologia do Ensino Superior; Música, Escola e Políticas Públicas; Metodologia da Pesquisa, bem como coordenou cursos Lato Sensu na área de Gestão Escolar. Na Pós-Graduação Stricto Sensu foi docente do quadro permanente na disciplina Metodologia do Ensino de Contabilidade no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Ciências Contábeis. Atuou na Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Regional de Blumenau-FURB, chefiando a Seção de Apoio Pedagógico-SAPed e posteriormente, a Divisão de Políticas Educacionais-DPE. Foi Vice-diretora do Centro de Ciências da Educação e Coordenadora institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES/FURB, coordenando posteriormente os subprojetos PIBID/FURB Interdisciplinar Sustentabilidade e o subprojeto Gestão Democrática Escolar. Atuou na extensão junto ao Programa de Formação Continuada de professores da Universidade Regional de Blumenau-FURB, bem como ministrou cursos de formações docente nas redes públicas municipais e estadual de ensino de SC. Atuou como palestrante nas CONAES municipais e regional de SC. Tem experiência na formação docente e assessoria em gestão escolar ( especialmente na elaboração de documentos pedagógicos) em instituições públicas e privadas de ensino. No âmbito da pesquisa, estuda modos de subjetividade/subjetividades docente, políticas de educação/políticas de formação docente, práticas pedagógicas contemporâneas, metodologias ativas de ensino-aprendizagem. .

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Publicado

2019-05-02

Edição

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Artigos