Mulheres na gestão universitária: a ótica de docentes de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p48

Resumo

Apesar de as mulheres estarem presentes em diversos setores do mercado de trabalho, podem, ainda, encontrar dificuldades, principalmente, no exercício da gerência, como em cargos de alto escalão. Nesse sentido, buscou-se, com esta pesquisa, compreender a percepção de docentes gestoras sobre as mulheres na gestão em universidades federais mineiras. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com 18 docentes gestoras de universidades federais de Minas Gerais. Verificou-se que os papéis socialmente construídos para o homem e para a mulher podem influenciar nas relações de trabalho no contexto da gestão universitária. Percebeu-se que, para algumas docentes entrevistadas, no que se refere às mulheres em altos cargos hierárquicos, há uma visão equivocada de superação da desigualdade de gênero. Para outras, as desigualdades ainda estão presentes. Verificou-se, por meio das entrevistas realizadas, diversos conflitos no ambiente de trabalho que mostram as faces do preconceito e da discriminação na gestão universitária. Para lidar com tais conflitos, estratégias podem ser desenvolvidas no sentido de se adequar a uma figura que se espera em cargos gerenciais. Dessa forma, o exercício da gestão apresenta-se como um desafio para as mulheres, sobretudo, pela desigualdade de gênero.

Biografia do Autor

Rafaela Fernanda Barbosa de Siqueira, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia (DAE) e Organização, Gestão e Sociedade

Titulação: mestranda

Adílio Renê Almeida Miranda, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciências Sociais Aplicada (ICSA) e Estudos Organizacionais e Administração Pública

Titulação: doutorado

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia (DAE) e Organizações, Gestão e Sociedade

Titulação: doutorado

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2019-05-02

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Artigos