O estudo da disciplina de empreendedorismo nas instituições de ensino superior de administração de Aracaju e de São Cristóvão (SE)

Autores

  • Naiane Karoline Santos Correia Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Administração. https://orcid.org/0000-0003-0945-989X
  • Iracema Machado de Aragão Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Administração. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – PPGPI. Programa de Pós-graduação em Administração – PROPADM. https://orcid.org/0000-0002-4328-191X
  • Amanda Luiza Soares Silva Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – PPGPI. http://orcid.org/0000-0003-3085-5870

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p72

Resumo

A educação empreendedora é importante para a formação profissional dos empreendedores ou aqueles que trabalharão em empresas, na criação de negócios competitivos, na empregabilidade e para o desenvolvimento econômico do país. O objetivo do estudo foi analisar a influência das práticas didático-pedagógicas no estudo da disciplina de Empreendedorismo, adotadas pelas Instituições de Ensino Superior - IES do curso de Administração de Aracaju e de São Cristóvão/SE. A metodologia utilizada é o estudo de casos múltiplos e o roteiro de entrevista semi-estruturado teve como base a Matriz de Estilos de Aprendizagem e Técnicas Pedagógicas de Ulrich e Cole (1987). Esse estudo teve como resultados que as disciplinas de empreendedorismo são ofertadas a partir do 5º período na maioria das IES participantes e todas as IES utilizam as práticas didático-pedagógicas, tais como, filmes, palestras e aulas expositivas, diálogos, discussões limitadas, estudos de casos, avaliação de problemas e instrução programa.

Biografia do Autor

Naiane Karoline Santos Correia, Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Administração.

Graduação em Administração (2016) pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Iracema Machado de Aragão, Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Administração. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – PPGPI. Programa de Pós-graduação em Administração – PROPADM.

Graduação em Economia pela Faculdades Oswald Cruz (1994), Mestrado em Administração (1998) e Doutorado em Administração (2005) ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – PPGPI e do Programa de Pós-graduação em Administração – PROPADM da UFS. Coordenadora do PROPADM da UFS.

Amanda Luiza Soares Silva, Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – PPGPI.

Graduação em Administração de Empresas (2014) e Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual (2016) ambos pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual- PPGPI da Universidade Federal de Sergipe – UFS (2018-)

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Publicado

2019-05-02

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Artigos