O estudo da disciplina de empreendedorismo nas instituições de ensino superior de administração de Aracaju e de São Cristóvão (SE)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p72Resumo
A educação empreendedora é importante para a formação profissional dos empreendedores ou aqueles que trabalharão em empresas, na criação de negócios competitivos, na empregabilidade e para o desenvolvimento econômico do país. O objetivo do estudo foi analisar a influência das práticas didático-pedagógicas no estudo da disciplina de Empreendedorismo, adotadas pelas Instituições de Ensino Superior - IES do curso de Administração de Aracaju e de São Cristóvão/SE. A metodologia utilizada é o estudo de casos múltiplos e o roteiro de entrevista semi-estruturado teve como base a Matriz de Estilos de Aprendizagem e Técnicas Pedagógicas de Ulrich e Cole (1987). Esse estudo teve como resultados que as disciplinas de empreendedorismo são ofertadas a partir do 5º período na maioria das IES participantes e todas as IES utilizam as práticas didático-pedagógicas, tais como, filmes, palestras e aulas expositivas, diálogos, discussões limitadas, estudos de casos, avaliação de problemas e instrução programa.Referências
AMORÓS, J. E.; FERNÁNDEZ, C.; TAPIA, J. Empreendedorismo: uma investigação na evolução da perspectiva empreendedora dos estudantes de uma IES privada no Rio Grande do Norte. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 5, n. 1, p. 28-66, 2012..
ARAÚJO, R. M.; OLIVEIRA, F. P.; CHRISTO, R. S.; SILVA, D. O. Empreendedorismo: uma investigação na evolução da perspectiva empreendedora dos estudantes de uma IES privada no Rio Grande do Norte. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 5, n. 1, p. 28-66, 2012.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOAVENTURA, Maria Goreti; LOPES MELO, Marlene Catarina Oliveira. Criação de empresas por microempreendedores. Revista de Administração FACES Journal, v. 11, n. 2, 2012.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. Tradução de Carlos Malferrari. São Paulo: Pioneira, v. 4, 1987.
ESTÁCIO FASE - Faculdade Estácio de Sergipe.
Administração – Bacharelado. 2016.Disponível em: <http://portal.estacio.br/graduacao/administra%C3%A7%C3%A3o-bacharelado>. Acesso em: 30 de março de 2016.
FAMA - Faculdade Amadeus. Graduação em Administração. 2016. Disponível em: <http://www.faculdadeamadeus.com.br/Graduacao/Web/content/graduacao/administracao/index.html>. Acesso em: 05 de junho de 2016.
FANESE - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Bacharelado em Administração. 2016. Disponível em: <http://portal.fanese.edu.br/?page_id=188>. Acesso em: 05 de junho de 2016.
FASER - Faculdade Sergipana. Administração – Curso Superior de Graduação Tradicional. 2016. Disponível em: <http://www.faser-se.edu.br/ensino/graduacao/tradicionais/administracao.asp>. Acesso em: 03 de junho de 2016.
FASERGY - Faculdade Serigy. Curso de Administração. 2016. Disponível em: <http://www.serigy.net.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=39&Itemid=65>. Acesso em: 02 de junho de 2016.
FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de administração, v. 34, n. 2, p. 5-28, 1999.
FSLF - Faculdade São Luís de França. Apresentação – Administração. 2016. Disponível em: <http://www.faculdadesaoluisdefranca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=55>. Acesso em: 29 de maio de 2016.
GARCIA, R.; ARAÚJO, V.; MASCARINI, S., Silva, A. O.; ASCÚA, R. Empreendedorismo acadêmico no Brasil: uma avaliação da propensão à criação de empresas por estudantes universitários. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 1, n. 3, p. 36-63, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
IBQP - INSTITUTO BRASILEIRO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo. Curitiba: IBQP, 2012.
__________. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo. Curitiba: IBQP, 2013.
MARTINELLI, Luís Alberto Saavedra; FLEMING, Evelyn Strauss. O comportamento empreendedor: a influência das características emocionais na motivação dos indivíduos para a ação empreendedora. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, v. 34, 2010.
MASSAINI, Silvye Ane et al. Empreendedorismo e competitividade global: uma análise multivariada de dados. Revista Gestão Organizacional, v. 5, n. 2, p. 259, 2012.
SCHUMPETER, J. A. The Theory of Economic Development. Cambridge, Ma: Harvard University Press, 1934.
__________. Capitalism, Socialism and Democracy. New York: Harper and Row, 1950.
__________. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
SOARES, M. A. F.; MACHADO, H. P. V. Jovens empreendedores: perfil, dificuldades na gestão e perspectivas dos empreendimentos. V Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), Anais..., Curitiba, 2005.
UFS - Universidade Federal de Sergipe. Administração/DAD – São Cristóvão. 2016. Disponível em: <https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=320123>. Acesso em: 28 de maio de 2016.
ULRICH, Thomas A.; COLE, George S. Toward more effective training of future entrepreneurs. Journal of Small Business Management, v. 25, n. 4, p. 32, 1987.
UNINASSAU - Faculdade Maurício de Nassau de Aracaju. Informação do curso: Administração. 2016. Disponível em: <https://vestibular.uninassau.edu.br/curso/3/3/4/administracao/Aracaju-SE>. Acesso em: 30 de maio de 2016.
UNIT - Universidade Tiradentes. Administração – Informações. 2016. Disponível em: <http://www.unit.br/cursos/cursos-graduacao/administracao/>. Acesso em: 25 de maio de 2016.
Vieira, S. F. A.; Melatti, G. A.; Oguido, W. S.; Pelisson, C.; Negreiros, L. F. Ensino de empreendedorismo em cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira. Revista de Administração FACES Journal Belo Horizonte, v.12, n.2, p.93-114, 2013.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
YSHIKAWA SALUSSE, Marcus Alexandre; ANDREASSI, Tales. O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 3, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).