Avaliação estratégica da produtividade acadêmica de docentes de cursos de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p151Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras têm seus cursos de graduação avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), periodicamente. Entre os critérios definidos, destaca-se a dimensão Corpo Docente e Tutorial, que corresponde a 30% da nota total dos cursos de graduação. Assim, o estudo utiliza a ferramenta computacional Scriptemec para a avaliação contínua e automatizada da produção acadêmica dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, de uma IES particular. Com o uso de uma metodologia mista de pesquisa, foram avaliados os critérios de produtividade acadêmica, como produção bibliográfica, produção técnica, e popularização dos resultados das pesquisas realizadas pelos docentes da instituição, de forma quantitativa e qualitativa, permitindo uma análise longitudinal dos dados em um longo período de tempo. Como contribuição do presente estudo, reforça-se a possibilidade do estudo do desempenho acadêmico em pesquisa de docentes de cursos de graduação com o apoio de uma ferramenta estratégica de livre acesso e que permite uma otimização na análise de indicadores de produtividade intelectual, além da construção de um dashboard automatizado com os dados de produtividade acadêmica dos docentes, possibilitando o acompanhamento contínuo destes indicadores para prestação de contas ao INEP e avaliação interna da instituição.
Referências
ALVES, Alexandre Donizeti; YANASSE, Horacio Hideki; SOMA, Nei Yoshihiro. LattesMiner: uma linguagem de domınio especıfico para extraçao automática de informações da Plataforma Lattes. In: 2012, São José dos Campos. Anais... . In: XII WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA. São José dos Campos
ALVES, Wonder; SANTOS, Saulo D.; SCHIMIT, Pedro H. T. Hierarchical Clustering Based on Reports Generated by Scriptlattes. In: NÄÄS, Irenilza et al. (Eds.). Advances in Production Management Systems. Initiatives for a Sustainable World. Cham: Springer International Publishing, 2016. v. 488p. 28–35.
BAETA, Odemir V.; BRITO, Mozar J.; SOUZA, Rosalia B. Strategy as Discursive Practice in a Brazilian Public University: A Look under the Perspective of Critical Discourse Analysis. Public Administration Research, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 17–27, 2014.
BARNEY, Jay. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 99–120, 1991.
BARREYRO, Gladys Beatriz. De exames, rankings e mídia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s. l.], v. 13, n. 3, p. 863–868, 2008.
BAVARESCO, Juliano. A Ferramenta Computacional Scriptemec como Estratégia de Gerenciamento da Produtividade Acadêmica de uma Instituição Privada de Ensino Superior. 2017. Dissertação - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.
BERNARDES, Joelma Dos Santos; ROTHEN, José Carlos. O campo da Avaliação da Educação Superior: foco na Comissão Própria de Avaliação. Revista Meta: Avaliação, [s. l.], v. 8, n. 23, p. 248, 2016.
BRITO, Márcia Regina F. De. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s. l.], v. 13, n. 3, p. 841–850, 2008.
CANAN, Silvia Regina; ELOY, Vanessa Tais. Políticas de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos? Praxis Educativa, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 621–640, 2016.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 13 set. 2016.
CARDOSO, Sónia; ROSA, Maria J.; STENSAKER, Bjørn. Why is quality in higher education not achieved? The view of academics. Assessment & Evaluation in Higher Education, [s. l.], v. 41, n. 6, p. 950–965, 2016.
CASTRO, Sabrina Olimpio Caldas De et al. A Influência do ENADE no âmbito das Instituições de Ensino Superior. Educação, Ciência e Cultura, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 23–41, 2016.
CESSO, Marcus Vinicius; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira. Utilização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como ferramenta de avaliação do desempenho de alunos de uma Instituição de Ensino Superior paulistana. Revista de Gestão e Secretariado, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 93–112, 2017.
CNPQ. Plataforma Lattes. 2016. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 30 nov. 2016.
DIMAGGIO, Paul Joseph; POWELL, Walter W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. RAE - Revista de Administração de Empresas, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 74–89, 2005.
FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira et al. Uso da ferramenta computacional Scriptsucupira para gestão estratégica da produtividade em pesquisa de um programa de Pós-Graduação Stricto sensu em biofotônica. Revista de Administração da Unimep, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 232–252, 2016.
FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira et al. Planejamento anual e quadrienal de prestação de contas à Capes por meio da ferramenta computacional Scriptsucupira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [s. l.], v. 14, n. 0, p. 1–25, 2017.
FERREIRA, Vinicius Marques et al. A Autoavaliação institucional no ensino superior como técnica de gestão estratégica. Revista Edu. Tec., [s. l.], v. 7, n. 1, 2016.
GOMES, Válter et al. A Estratégia como prática nas Instituições de Ensino Superior. Revista Evidência, [s. l.], v. 11, n. 11, p. 115–126, 2015.
HOFFMANN, Celina et al. O desempenho das universidades brasileiras na perspectiva do Índice Geral de Cursos (IGC). Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 40, n. 3, p. 651–665, 2014.
LACERDA, Leo Lynce Valle De; FERRI, Cássia; DUARTE, Blaise Keniel da Cruz. SINAES: avaliação, accountability e desempenho. Revista da Avaliação da Educação Superior, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 975–992, 2016.
MACCARI, Emerson Antonio et al. Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração - RAUSP, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 369–383, 2014.
MARCHELLI, Paulo Sérgio. O sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da educação superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Estudos em avaliação educacional, [s. l.], v. 18, n. 37, p. 189–216, 2007.
MARTIN, Michaela. External quality assurance in higher education: how can it address corruption and other malpractices? Quality in Higher Education, [s. l.], v. 22, p. 49–63, 2016.
MARTINS, Cibele Barsalini et al. Influência das estratégias e recursos para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2001 a 2009. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 146–168, 2013.
MEC. Ministério da Educação. Home. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 16 mar. 2017.
MENA-CHALCO, Jesus Pascual; JUNIOR, Roberto Marcondes Cesar. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, [s. l.], v. 15, n. 4, p. 31–39, 2009.
MEYER, Victor; PASCUCCI, Lucilaine; ANDRIGUETTO, Haroldo. Estrategias académicas: conflictos en la gestión de un sistema complejo. Revista ESPACIOS, [s. l.], v. 38, n. 04, 2017.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de Metodologia Científica. 1. ed. [s.l.] : Juruá Editora, 2014.
POLIDORI, Marlis Morosini et al. Políticas de Avaliação da Educação Superior Brasileira. Educação & Realidade, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 253–278, 2011.
POLIDORI, Marlis Morosini; CARVALHO, Nathan Ono De. Acreditação de Instituições de Educação Superior: uma necessidade ou uma normatização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [s. l.], v. 21, n. 3, 2016.
RODRIGUES, Simone et al. Mapeamento dos grupos de pesquisa do CNPq na área de Engenharias e Computação. Revista Uniabeu, [s. l.], v. 10, n. 24, p. 246–255, 2017.
SAMPIERI, Roberto Hernández et al. Metodologia de pesquisa. 5. ed. [s.l.] : McGraw Hill, 2006.
SANTO, Eniel do Espirito; TRAVASSOS, Xisto Lucas; CARIBÉ, Sabrina Oliveira. Análise do nível de implantação do processo de autoavaliação nas faculdades privadas de Salvador, Bahia. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s. l.], v. 21, n. 1, p. 153–172, 2016.
SILVA, Marcus Vinicius Cesso Da; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira. Aplicação do ENADE como ferramenta para avaliação do desempenho discente em um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 74–89, 2018.
SILVA, Marcus Vinicius Cesso. Avaliação contínua e automatizada da produtividade acadêmica dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. 2017. Dissertação - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.
SILVA, Marcus Vinicius Cesso; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira. Use of computational tools for strategic management of research productivity in graduation Stricto sensu program: a systematic literature review. In: CONTECSI 2017 2017, São Paulo. Anais... . In: XIV CONTECSI. São Paulo: FEA, 2017.
SOARES, Thiago Coelho; ROMAN, Darlan José; ERDMANN, Rolf Hermann. Fatores de Competitividade na Educação Superior. Gestão Contemporânea, [s. l.], n. 18, p. 56–73, 2016.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do Provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [s. l.], v. 15, n. 1, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).