Processo de internacionalização e desenvolvimento regional: consolidação de um laboratório de ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p45Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a consolidação de um laboratório de línguas em um processo de internacionalização de uma Instituição de Ensino Comunitária (ICES), como forma de fomentar o desenvolvimento regional. A ICES em estudo atua na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul a sessenta anos, e utiliza um laboratório de línguas (LELU) como parte da sua estratégia de internacionalização. Os dados foram obtidos através de entrevista com o coordenador do LELU, e por meio de relatórios da plataforma de ensino de inglês utilizada pela ICES, sendo utilizado o SPSS, versão 21 (Statistical Package for the Social Sciences) para realizar analises estatísticas descritivas e de frequência dos dados coletadas nos relatórios e documentos do laboratório de línguas e dos relatórios da plataforma de inglês online. Como principais resultados evidencia-se a consolidação do LELU no processo de internacionalização da ICES atuando em diversas frentes: ensino de inglês à distância em ambiente virtual, encontros presenciais de conversação e grupos de estudos em inglês, atuando de forma consistente e continua com alunos, bolsistas e professores de diferentes projetos de pesquisa.Referências
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