Mídias sociais, uma questão a ser enfrentada: a percepção dos alunos sobre as abordagens metodológicas e os princípios do conectivismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p115Resumo
O propósito dessa pesquisa é analisar a influência das abordagens metodológicas nas mídias sociais à luz dos princípios do conectivismo. O estudo foi construído e pautado nas contribuições associadas ao conjunto da tecnologia para os indivíduos, atrelado ao relevante papel das Instituições de Ensino Superior no processo educacional. A pesquisa é do tipo survey, delineada por uma abordagem quantitativa. Nesse sentido, foram aplicados questionários in loco para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis das instituições públicas de ensino, localizadas no estado do Paraná, que obtiveram nota cinco no exame de 2015 do Enade. Compreendeu a amostra o total de 516 respondentes. Considera-se que a percepção dos alunos sobre as abordagens possibilitou identificar quais são as abordagens que mais elevam a percepção sobre os princípios do conectivismo no ambiente acadêmico. Nessa perspectiva, mesmo que os acadêmicos não detenham os conhecimentos das abordagens metodológicas, são hábeis a indicar a sua percepção sobre os hábitos dos professores com os quais já conviveram, como também para demonstrar a sua concepção referente a esses hábitos. Os resultados também evidenciaram que quanto maior a percepção das limitações, maior será a percepção sobre as abordagens: tradicional, humanista, cognitivista e sociocultural.
Referências
AGARWAL, S.; MITAL, M. An exploratory study of Indian university students’ use of social networking web sites: Implications for the workplace. Business Communication Quarterly, v. 72, n. 1, p. 105-110, 2009.
AJJAN, H.; HARTSHORNE, R. Investigating faculty decisions to adopt Web 2.0 technologies: Theory and empirical tests. The Internet and Higher Education, v. 11, n. 2, p. 71-80, 2008.
BARCZYK, C. C.; DUNCAN, D. G. Social networking media as a tool for teaching business administration courses. International Journal of Humanities and Social Science, v. 1, n.17, p. 267-276, 2011.
BARBOSA, J. S. D.; FERREIRA, S. L. Mídias sociais, educação e formação docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 1, n. 2, p. 81-90, 2013.
BARRON, B. Interest and self-sustained learning as catalysts of development: A learning ecology perspective. Human Development, v. 49, n. 4, p. 193-224, 2006.
BARTOW, S. M Teaching with social media: Disrupting present day public education. Educational Studies, v. 50, n. 1, p. 36-64, 2014.
BOSMAN, L.; ZAGENCZYK, T. Revitalize your teaching: Creative approaches to applying social media in the classroom. In: Social media tools and platforms in learning environments. Springer Berlin Heidelberg, p. 3-15, 2011.
BUZZARD, C. et al. The use of digital technologies in the classroom: A teaching and learning perspective. Journal of Marketing Education, 2011.
CAO, Y.; AJJAN, H.; HONG, P. Using social media applications for educational outcomes in college teaching: A structural equation analysis. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 4, p. 581-593, 2013.
CARLSON, D. 2007 AESA Presidential Address Conflict of the Faculties: Democratic Progressivism in the Age of “No Child Left Behind”. Educational Studies, v. 43, n. 2, p. 94-113, 2008.
CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. Análise multivariada: para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007.
CRUZ, N. V. S. O que me ensina a aprender? Uma análise do uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem em contabilidade no Estado da Bahia. 2015. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
DIAS, C.; COUTO, O. F. D. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis) curso, v. 11, n. 3, p. 631-648, 2011.
DOTTA, S. Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) v. 1, n. 1, 2011.
FACINELLI, S. What the heck is social media? Franchising World, v. 41. n. 7, p. 40-42, 2009.
GEE, J. P. Situated language and learning: A critique of traditional schooling. Literacies: New York, 2004.
GREENHOW, C. Online social networks and learning. On the Horizon, v. 19, n. 1, p. 4-12, 2011.
HAIR JR., J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman: Porto Alegre, 2005.
HARRIS, A. L.; REA, A. Web 2.0 and virtual world technologies: A growing impact on IS education. Journal of Information Systems Education, v. 20, n. 2, p. 137-144, 2009.
KELLNER, D. Technological transformation, multiple literacies, and the re-visioning of education. E–Learning, v. 1, n.1, 2004.
LIBBY, R.; BLOOMFIELD, R.; NELSON, M. W. Experimental research in financial accounting. Accounting, Organizations and Society, v. 27, n. 8, p. 775-810, 2002.
LIKER, J. K.; SINDI, A. A. User acceptance of expert systems: a test of the theory of reasoned action. Journal of Engineering and Technology Management, v. 14, n. 2, p. 147-173, 1997.
LUKE, C. Cyberpedagogy. In: WEISS, J., et al. (Eds.) The international handbook of virtual learning environments. 14. ed. Dordrecht: Springer, p. 269-277, 2006.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
PARRY, M. Most college professors use social media. Chronicle of Higher Education, v. 56, p. 36, 2010.
SIEMENS, G. Connectivism: A learning theory for the digital age. Instructional Technology and Distance Education, v. 2, n. 1, p. 3-10, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).