Mídias sociais, uma questão a ser enfrentada: a percepção dos alunos sobre as abordagens metodológicas e os princípios do conectivismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p115

Resumo

O propósito dessa pesquisa é analisar a influência das abordagens metodológicas nas mídias sociais à luz dos princípios do conectivismo. O estudo foi construído e pautado nas contribuições associadas ao conjunto da tecnologia para os indivíduos, atrelado ao relevante papel das Instituições de Ensino Superior no processo educacional. A pesquisa é do tipo survey, delineada por uma abordagem quantitativa. Nesse sentido, foram aplicados questionários in loco para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis das instituições públicas de ensino, localizadas no estado do Paraná, que obtiveram nota cinco no exame de 2015 do Enade. Compreendeu a amostra o total de 516 respondentes. Considera-se que a percepção dos alunos sobre as abordagens possibilitou identificar quais são as abordagens que mais elevam a percepção sobre os princípios do conectivismo no ambiente acadêmico. Nessa perspectiva, mesmo que os acadêmicos não detenham os conhecimentos das abordagens metodológicas, são hábeis a indicar a sua percepção sobre os hábitos dos professores com os quais já conviveram, como também para demonstrar a sua concepção referente a esses hábitos. Os resultados também evidenciaram que quanto maior a percepção das limitações, maior será a percepção sobre as abordagens: tradicional, humanista, cognitivista e sociocultural.

Biografia do Autor

Samuel Lyncon Leandro de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista
em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduado em
Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado. Participante do Grupo de Pesquisa em
Contabilidade Financeira e Finanças e do Grupo de Pesquisa em Modelos Econométricos Aplicados à
Pesquisa Contábil, ambos do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas
de interesse: Controladoria, Contabilidade Financeira, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados
Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria (Inbrape). Graduado em Administração pela União Educacional de Cascavel. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Governança Corporativa, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa.

Rafael Maximiano Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela União Educacional de Cascavel (2015). Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria (2017). Acadêmico do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Contabilidade - PPGC da UNIOESTE (Mestrado em Contabilidade). Atualmente é Professor Universitário da União Educacional de Cascavel (UNIVEL) e Contador Júnior - Germano Zeni Veículos Ltda (Zeni Motors - Toyota). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Impostos e Taxas, Ativos Intangíveis, Capital Intelectual, Controladoria e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente o Ensino e a Pesquisa em Administração e Contabilidade (teorias, metologias e pesquisa), além de Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa . Foi Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador (Período de 2011/2012) e Líder do Tema 2 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos (Período de 2013 a 2017) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) , tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. Foi Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 no período de 2013/2015 e coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. E-mail: silvanaanita.walter@gmail.com

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Publicado

2020-01-02

Edição

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Artigos