Um estudo sobre Brand Personality no ensino superior privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p251

Resumo

A marca tende a ser vista cada vez mais como um elemento diferenciador e é avaliada pelo consumidor para além dos seus aspectos racionais e funcionais. Um dos atributos intangíveis com potencial de diferenciação em um ambiente competitivo é a “personalidade da marca” (brand personality). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar as características associadas à personalidade da marca entre diferentes públicos de uma instituição de ensino superior do estado do Espírito Santo, a FUCAPE Business School, que possui posicionamento de marca premium. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa com 592 conhecedores da marca, a partir de um já validado questionário de personalidade de marca, adaptado ao contexto brasileiro. Com os dados coletados, foi realizada a análise por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com estimação por mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares – PLS). Por meio do estudo, foi possível identificar as dimensões de personalidade de marca que caracterizam a marca em análise: Credibilidade, Audácia e, em menor grau, mas que também apresentou significância, Sofisticação. Pode-se concluir que os resultados encontrados convergem com uma marca forte e com alto valor agregado, pois possui um conjunto de características associadas a ela que transmite tais valores.

Biografia do Autor

Rafaella Rodrigues Patta, Fucape Business School

Mestre em Administração

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Doutor em Administração

Professor Associado do Deparamento de Administração

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Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos