Fatores determinantes da evasão nos cursos de ciências contábeis no Brasil

Autores

  • Izaqueline Jhusmicele Alcântara da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Setor de vínculo: Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). https://orcid.org/0000-0002-2490-6304
  • Vitor Hideo Nasu Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5176-6634
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Setor de vínculo: Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). https://orcid.org/0000-0002-7497-5949
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Setor de vínculo: coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. http://orcid.org/0000-0002-1543-611X

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p48

Resumo

A evasão é um fenômeno em crescimento que aflige as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. As medidas de conter a evasão dependem de ações e programas de assistência e de orientação a serem implementados pelas próprias IES. Assim, torna-se relevante conhecer os atributos de alunos e instituições associados ao fenômeno da evasão, em particular no curso de Ciências Contábeis no Brasil. Desta forma, esta pesquisa buscou mapear as características da IES, do curso e dos alunos que determinam a evasão. Para isso, foram levantados os dados públicos do Censo Nacional da Educação Superior de 2015 e 2016. A seleção das variáveis ocorreu a partir do levantamento de estudos anteriores relacionados à evasão. Para o cálculo da evasão anual, utilizou-se a metodologia empregada por Silva Filho et al. (2007). Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise descritiva e a regressão logística binomial. Evidenciou-se que a taxa média de evasão geral é alta, indicando que 31% dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil evadem. Os achados contribuem para que gestores e coordenadores dos cursos implementem ações e estratégias para aumentar a eficiência dos serviços educacionais por meio da redução da evasão.

Biografia do Autor

Izaqueline Jhusmicele Alcântara da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Setor de vínculo: Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Graduanda em ciências contábeis pela FACIC/UFU.

 

Vitor Hideo Nasu, Universidade de São Paulo

Graduação em ciências contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e doutorando em controladoria e contabilidade pela FEA/USP.

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Setor de vínculo: Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Graduação em Ciências Contábeis (UNITRI), mestrado em Ciências Contábeis (PUC-SP) e doutorado em Administração (FGV-SP)

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Setor de vínculo: coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Graduação em Ciências Contábeis (UFU), mestrado em Administração (UFU) e doutorado em Ciências Contábeis (USP).

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Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos