A técnica multidimensional de ensino e os benefícios proporcionados às startups locais: uma perspectiva dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p70

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar o retorno para as startups, a partir da adoção de uma metodologia ativa, a Técnica Multidimensional de Ensino (TME), na opinião dos alunos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo Tecnológico do Curso de Administração na UNIFEI. Para tanto, utilizou-se como método, o estudo de caso. Para coleta de dados, utilizou-se de duas fontes: documentos (45 relatórios entregues pelos alunos no período de 2012 a 2016) e questionários (122 respostas válidas, aplicados pela ferramenta Survey Monkey®). Quanto às análises dos documentos, utilizaram-se de análise de conteúdo por frequência e categorias. Para a análise dos questionários, utilizou-se de técnicas multivariadas: análise de cluster e análise discriminante (método Stepwise). Os resultados evidenciam que houveram implicações da TME para a sociedade (startups), sendo avaliadas como positivas para alunos. A TME também mostrou-se como uma metodologia pertinente para a formação do administrador, especificamente no contexto das startups, visto que proporcionou ao discente aprendizagem e troca de experiências situadas em um contexto. Foi evidenciado que com o amadurecimento da técnica ao passar dos anos, aumenta a aceitação dos alunos a metodologia, e isso é percebido pelos alunos que cursaram a disciplina nos últimos três anos com maior dedicação ao projeto.

Biografia do Autor

Andréa Aparecida da Costa Mineiro, UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá e UFLA - Universidade Federal de Lavras

IEPG - Instituto Engenharia de Produção e Gestão

Mestre em Engenharia de Produção pela UNIFEI e docente no curso de Graduação e Mestrado Profissional de Administração na UNIFEI.

Doutoranda em Administração em Lavras na área de Gestão Estratégica, Marketing e Inovação.

 

Rita de Cássia Arantes, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração pela UFLA

Doutoranda em Administração pela UFLA

Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Faculdade São Lourenço

Mestre em Administração pela UFLA

Docente do setor de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos

Luiz Marcelo Antonialli, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela USP

Docente no PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA)

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Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos