Gestão de projetos no contexto da aprendizagem baseada em projetos usando o modelo Life Cycle Canvas®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p25

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade do modelo Life Cycle Canvas® (LCC) de gestão de projetos no contexto da aprendizagem baseada em projetos. Para tanto, fez-se uso de um estudo de caso de natureza qualitativa, exploratório e descritivo, em uma disciplina em nível de pós-graduação de um programa de mestrado de uma instituição pública de ensino superior. Do ponto de vista teórico, o alicerce para o estudo são as metodologias ativas, a aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e o modelo de gestão visual de projetos LCC. Os principais resultados foram: aumento da disponibilidade de tempo para a realização das atividades em grupo mediadas pelo docente, uso simultâneo de diversos recursos digitais, estreitamento da relação professor-aluno e aluno-aluno e flexibilização do ritmo de aprendizagem. Estes aspectos corroboram com a teoria apresentada. Por fim, o LCC atuou como um facilitador no processo de aprendizagem, dando foco à ABPj, melhorando o desempenho tanto do docente quanto do discente.

Biografia do Autor

Thayse Hanne Câmara Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA

Titulação/ Formação Acadêmica: Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração-PPgA/UFRN, Mestre em Bioquímica/UFRN, Especialista em Bioquímica Aplicada à Saúde/UFRN, Graduada em Nutrição/UFRN.Instituição/ Departamento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA e Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA/ Programa de Pós-graduação em Administração-PPgACargo: Professora Adjunta na UFRN, ministra disciplinas de Administração aplicadas a área de Alimentação Coletiva no Curso de Nutrição na FACISA. Doutoranda e Pesquisadora da Base de pesquisa em Gestão de Projetos no CCSA

Dmitryev Cyreneu da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA

Titulação/ Formação Acadêmica: Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração-PPgA/UFRN, Mestre em Administração/UFRN, Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação/Anhanguera, Graduado em Administração/UFRN.Instituição/ Departamento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA/ Programa de Pós-graduação em Administração-PPgACargo: Pesquisador da Base de pesquisa em Gestão de Projetos

Marcos Fernando Machado de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA

Titulação/ Formação Acadêmica: Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração, PPGA/UFRN.Instituição/ Departamento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA/ Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública-PPGPCargo: Professor Adjunto na UFRN, atua na área de Administração com ênfase em Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos na Gestão Pública, Professor Permanente do Mestrado Profissional em Gestão Pública

Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA

Titulação/ Formação acadêmica: Doutor em Administração pela USP, Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN.Instituição/ Departamento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN/ Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA/ Programa de Pós-Graduação em Administração-PPgACargo: Professor Associado na UFRN, atua na área de Administração com ênfase em Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Artigos