Gestão de projetos no contexto da aprendizagem baseada em projetos usando o modelo Life Cycle Canvas®
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p25Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade do modelo Life Cycle Canvas® (LCC) de gestão de projetos no contexto da aprendizagem baseada em projetos. Para tanto, fez-se uso de um estudo de caso de natureza qualitativa, exploratório e descritivo, em uma disciplina em nível de pós-graduação de um programa de mestrado de uma instituição pública de ensino superior. Do ponto de vista teórico, o alicerce para o estudo são as metodologias ativas, a aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e o modelo de gestão visual de projetos LCC. Os principais resultados foram: aumento da disponibilidade de tempo para a realização das atividades em grupo mediadas pelo docente, uso simultâneo de diversos recursos digitais, estreitamento da relação professor-aluno e aluno-aluno e flexibilização do ritmo de aprendizagem. Estes aspectos corroboram com a teoria apresentada. Por fim, o LCC atuou como um facilitador no processo de aprendizagem, dando foco à ABPj, melhorando o desempenho tanto do docente quanto do discente.
Referências
ARANTES. S. S; NORMANHA FILHO, M. A. Metodologias ativas no ensino de administração: aplicação da aprendizagem baseada em projeto no desafio de pesquisar organizações do terceiro setor. Administração de Empresas em Revista, v. 14, n. 15, p. 219-237, 2015.
BARBALHO, S. C. M. et al. A Project Based Learning approach for Production Planning and Control: analysis of 45 projects developed by students. Production, v. 27, n. SPE, 2017.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
BARELL, J. F. Problem-based learning: An inquiry approach. Corwin Press, 2006.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
BISHOP, J. L; VERLEGER, M. A. The flipped classroom: A survey of the research. In: ASEE national conference proceedings, Atlanta, GA. p. 1-18, 2013.
BOLLELA, V. R. Sala de Aula Invertida na Educação para as Profissões de Saúde: Conceitos Essenciais para a Prática. Revista Eletrônica de Farmácia, v. 14, n. 1. p. 39-48, 2017.
CARGNIN-STIELER, M. et al. The importance of teamwork in the case of an interdisciplinary team of teachers from the first year of an engineering course. In: Proceedings of the Sixth International Symposium on Project Approaches (PAEE2014). p. 67.1-67.9, 2014.
DAVID, J. L. Project-based learning. Educational Leadership, v. 65, n. 5, p. 80, 2008.
DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. v. 14, n. 1. p.268-288, 2017
ESCRIVÃO FILHO, E.; RIBEIRO, L.R.C. Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Cad.EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 6, n. spe, p. 01-09, 2008.
FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Bookman, 2009.
FLN, Flipped Learning Network. The four pillars of FLIP. 2014. Disponível em: http://flippedlearning.org/wp-content/uploads/2016/07/FLIP_handout_FNL_Web.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
FOSTER, G.; STAGL, S. Design, implementation, and evaluation of an inverted (flipped) classroom model economics for sustainable education course. Journal of Cleaner Production, v. 183, p. 1323-1336, 2018.
FRANCISCO, C. N. P.; OLIVEIRA, R. S. Práticas pedagógicas digitais: o Facebook e a sala de aula invertida na formação dos alunos do ProfLetras. Revista Odisseia, v. 1, n. 2, p. 48-61, 2016.
GHOSH, P. Problem-based learning. Buzzle. 2000. Disponível em: www.buzzle.com/articles/problem-based-learning.html. Acesso em: 17 de junho de 2017.
GONZÁLEZ-CARRASCO, M. et al. The development of professional competences using the interdisciplinary project approach with university students. Journal of Technology and Science Education, v. 6, n. 2, p. 121-134, 2016.
GUIMARÃES, J.C.F. et al. A influência da inovação no ensino, qualidade e comprometimento sobre a retenção de alunos no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 249-269, 2019.
HABÓK, A.; NAGY, J. In-service teachers’ perceptions of project-based learning. SpringerPlus, v. 5, n.1, p.83, 2016.
HEW, K. F.; LO, C. K. Flipped classroom improves student learning in health professions education: a meta-analysis. BMC medical education, v. 18, n. 1, p. 38, 2018.
HOLM, M. Project-Based Instruction: A Review of the Literature on Effectiveness in Prekindergarten. River academic journal, v. 7, n. 2, p. 1-13, 2011.
LABOY-RUSH, D. Integrated STEM education through project-based learning. Learning.Com. 2011 Disponível em: http://www.rondout.k12.ny.us/common/pages/DisplayFile.aspx. Acesso em: 17 de junho de 2017.
MEDEIROS, B. C; ARAÚJO, V. F; OLIVEIRA, M. K. A. Life Cycle Canvas (LCC): Um Modelo Visual para a Gestão do Ciclo de Vida do Projeto. Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 9, n. 1, p. 87-101, 2018.
MEDEIROS, B. C. et al. Planejando projetos com o Life Cycle Canvas (LCC): um estudo sobre um projeto de infraestrutura pública estadual. Exacta, v. 15, n. 1, p. 155-170, 2017.
MEDEIROS, B. C; SILVA, R. R. Gestão Visual em Projetos: Analisando os modelos de canvas à luz do Guia PMBOK®. In: Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 6., 2017, São Paulo. Anais. São Paulo: Uninove, 2017. p. 1- 10.
MEDEIROS, B. C; VERAS, M. Life Cycle Canvas: gestão dinâmica de projetos. Mundo Project Management, v. 12, n. 70, p. 76, 2016.
PAULO, M. C. C.; COSTA, D. M.; ANDRADE, R. M. M. Desafios da gestão universitária contemporânea: presenteísmo e seus impactos no desenvolvimento discente. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 01-19, 2018.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 58, 2017.
PEREIRA, M. A. C.; BARRETO, M. A. M.; PAZETI, M. Application of Project-Based Learning in the first year of an Industrial Engineering Program: lessons learned and challenges. Production, v. 27, n. SPE, 2017.
PMI, PMBOK GUIDE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Pennsylvania: Project Management Institute, 5ed. 2017.
RUAS, R.; COMINI, G. M. Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial. Cad.EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 5, n. spe, p. 01-14, jan. 2007
SHARMA, N. et al. How we flipped the medical classroom. Medical Teacher, v. 37, n. 4, p. 327-330, 2015.
STEENKAMP, L. P.; HAGEDORN-HANSEN, D.; OOSTHUIZEN, G. A. Visual management system to manage manufacturing resources. Procedia Manufacturing, v. 8, p. 455-462, 2017.
VERAS, M. Gestão Dinâmica de Projetos: Life Cycle Canvas. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.
VERAS, M. Negócio Baseado em Projetos (NBP). Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
WANG, F. H. An exploration of online behaviour engagement and achievement in flipped classroom supported by learning management system. Computers & Education, v. 114, p. 79-91, 2017.
ZUBER, W. J. The flipped classroom, a review of the literature. Industrial and Commercial Training, v. 48, n. 2, p. 97-103, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).