Educação para a sustentabilidade na gestão estratégica de universidades comunitárias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p92Resumo
A sustentabilidade está presente na universidade dentro dos diferentes sistemas que lá coexistem, sendo cada vez mais levados em consideração para as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Logo, é de extrema importância pesquisar o modo pelo qual a sustentabilidade exerce influência na gestão das universidades e em seus setores pedagógicos. Principalmente quando se trata de universidade públicas não estatais, que é o caso das universidades comunitárias. O objetivo desta pesquisa é evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica. Para tal, aplicou-se, questionários e entrevistas com os gestores das universidades comunitárias. A partir disso, procurou-se evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica, destacando-se como facilitador da inserção da temática o caráter comunitário dessas universidades. Por fim, foi possível apresentar possibilidades de avanços para a integração da sustentabilidade em universidades comunitárias a partir da gestão estratégica, principalmente no que tange o protagonismo do Comung quanto a ações sobre a temática.
Referências
ARMSTRONG, C. M. Implementing Education for Sustainable Development: The Potential use of Time-Honored Pedagogical Practice from the Progressive Era of Education. Journal of Sustainability Education. v.2, mar, 2011.
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BARBIERI, J. C. e SILVA D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista Adm. Mackenzie, V. 12, N. 3, mai/jun.2011.
BARBIERI, J. C. Educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em Administração: objetivos, desafios e propostas. Revista de Administração Pública, 38(6), p. 919-946, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CALGARO, C. Desenvolvimento sustentável: Uma realidade a ser alcançada. Revista Âmbito Jurídico. 2016. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=534. Acesso em julho de 2016.
DEMAJOROVIC, J, SILVA, HCO da. Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafios e perspectivas. Revista de Administração Mackenzie. Volume 13. Edição 5. Páginas 39. Editora Mackenzie Presbyterian University, 2012.
FIGUEIRÓ, P. S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: Proposta de uma estrutura analítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
FIGUEIRÓ. Paola S.; RAUFFLET, Emmanuel. Sustainability in Higher Education: a systematic review with focus on management education. Journal of Cleaner Production, 2015 [In Press].
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HAFSI, Taïeb; MARTINET, Alain-Charles. Estratégia e gestão estratégica das empresas: um olhar histórico e crítico. Rev. Adm. Contemp. [online]. 2008, vol.12, n.4.
HESSELINK, F.; VAN KEMPEN, P.P.; WALS, A. ESDebate. International debate on education for sustainable development. Gland: IUCN, 2000.
JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educ. Pesqui. [online]. vol.31, n.2, pp. 233-250, 2005.
JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E; ARRUDA, M. P Educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online) vol.12 no.3 São Paulo June 2011.
KURUCZ, Elizabeth C.; COLBERT, Barry A.; MARCUS Joel. Sustainability as a provocationto rethink management education: Building a progressive educative practice. Management Learning, Sage, 2013.
LAUDER, H., P. BROWN, J. A. DILLABOUGH & A. H. Halsey. Education, globalization and social change. Oxford University Press, Oxford, 2006.
LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6° ed. – São
LEITE, Y.; MORAES, W.; SALAZAR, V. O Processo De Internacionalização: UmaAnálise Qualitativa De Duas Exportadoras Do Nordeste. RACEF – Revista deAdministração, Contabilidade e Economia da Fundace. v. 6, n. 2, p. 27-46, 2015.
LOPES, Fabiana Crivano, SCHAFFER, Rosely, BERTÉ, Rodrigo.
MARQUES, C. S. Educação para a Sustentabilidade: contribuições para o desenvolvimento do tema em Pós-Graduações em Administração. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
MEYER JR., V. Planejamento universitário:ato racional, político ou simbólico:um estudo de uni-versidades brasileiras. Revista Alcance,v. 12, n. 3, p. 373-389, set./dez. 2005
MEYER JR., V; Pascucci, L. e Mangolin, L. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. 2012.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
STAKE, R. Case studies. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (eds.). Strategies of Qualitative Inquiry. Thousand Oaks, London, New Delhi: Sage, 1998.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research: Grounded theory procedures and techniques. Newbury Park, CA: Sage, 1990
TILBURY, D.; WORTMAN, D. Engaging people in sustainability. Gland, Switzerland: ICN, 2004.Acesso em fev. 2017.
TILBURY, D.; WORTMAN, D. Education for sustainability in further and higher education: reflections along the journey. Planning for Higher Education, Ann Arbour, v. 36, n. 4, p. 5-16, July/Sept. 2008.
THOMAS, I.; HEGARTY, K.; HOLDSWORTH, S. The Education for Sustainability Jig-Saw Puzzle: Implementation in Universities. Creative Education, v.3, special issue, p.840-846, 2012.
VEIGA, Luciane da; Drehmer, Clarice Luiza; Urnau, Jeferson Rafael; Silva, Talita da; Lizote, Suzete Antonieta; Terres, José Carlos. O QUE É UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA? Um estudo sobre o grau de conhecimento dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. XII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).