Educação para a sustentabilidade na gestão estratégica de universidades comunitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p92

Resumo

A sustentabilidade está presente na universidade dentro dos diferentes sistemas que lá coexistem, sendo cada vez mais levados em consideração para as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Logo, é de extrema importância pesquisar o modo pelo qual a sustentabilidade exerce influência na gestão das universidades e em seus setores pedagógicos. Principalmente quando se trata de universidade públicas não estatais, que é o caso das universidades comunitárias. O objetivo desta pesquisa é evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica. Para tal, aplicou-se, questionários e entrevistas com os gestores das universidades comunitárias. A partir disso, procurou-se evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica, destacando-se como facilitador da inserção da temática o caráter comunitário dessas universidades. Por fim, foi possível apresentar possibilidades de avanços para a integração da sustentabilidade em universidades comunitárias a partir da gestão estratégica, principalmente no que tange o protagonismo do Comung quanto a ações sobre a temática.

Biografia do Autor

Suelen Geíse Telocken, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade de Cruz Alta (2015) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é discente do Programa de Pós-graduação em Administração - nível doutorado - UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias em organizações.

Marcelo Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é pesquisador colaborador em grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador e professor adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia industrial, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, educação para sustentabilidade.

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Publicado

2020-05-28

Edição

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Artigos