As Instituições de Ensino Superior no Brasil: desafios e perspectivas para os gestores do século XXI - fundamentos em Pedro Demo e Pierre Bourdieu

Angela Maria Andrade Marinho de Souza

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p28

 

Este artigo trata dos desafios da Educação Superior Brasileira – fundamentos em  Demo  e Bourdieu  referentes em especial a Universidade do século XXI. Apresenta o funcionamento deste nível de ensino, de forma dialética, tendo em vista os gargalos que dificultam fazer pesquisa e educação no Brasil, especialmente, que tenham resultados positivos para a sociedade evidenciando o compromisso social a partir de suas reais finalidades. Parte-se de um aporte teórico bibliográfico, cuja análise objetiva chamar a atenção dos gestores acadêmicos e demais profissionais da Educação Superior, para a necessidade urgente de pensar a educação superior do século XXI, a função dos docentes e o perfil da Universidade, considerando os pressupostos do Paradigma Crítico. É importante discutir os rumos das Universidades Brasileiras e a formação dos novos profissionais. Investir em pesquisa e educação é investir em desenvolvimento. Daí o embate da comunidade científica em garantir a existência de um Conselho Deliberativo com a participação de todas as entidades científicas nacionais, para definir a destinação dos recursos e os rumos que a Universidade tomará neste terceiro milênio. A pesquisa  que evidencie compromisso social com o seu entorno para se institucionalizar de forma adequada, requer conexão com o ensino e com a extensão.


Palavras-chave


Universidade; Compromisso social; Gestão acadêmica; Articulação ensino_pesquisa_extensão.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p28

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.