Formação pedagógica de docentes como ferramenta de gestão universitária: o caso da Universidade de Caxias do Sul

Autores

  • Nilva Lúcia Rech Stedile UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p120

Resumo

Os constantes e dinâmicos desafios que emergem no contexto do mundo globalizado impõem às universidades a necessidade de aprimoramento e qualificação permanente. Para a qualificação do ensino é indispensável uma política curricular clara e flexível e a capacitação pedagógica do professor. Este estudo objetivou desenvolver e avaliar um processo de capacitação de professores para o trabalho com unidades de aprendizagem comuns aos cursos de graduação e identificar a relação existente entre a implantação curricular e as competências docentes necessárias para isso. O método de trabalho foi a elaboração coletiva de Unidades de Aprendizagem (disciplinas) comuns aos diferentes cursos de graduação e o acompanhamento do processo de operacionalização das mesmas. O modelo pedagógico da capacitação baseou-se na interação (interacionista), segundo o qual cada sujeito é responsável pela (re)significação de conceitos, socialização e problematização dos mesmos. Este modelo mostrou-se produtivo, permitiu a construção de projetos consistentes com a função de cada disciplina e constituiu-se em uma oportunidade de desenvolvimento da profissionalidade docente. O processo permitiu reforçar o pressuposto de que o êxito da implantação de uma política curricular e de um projeto de curso depende diretamente (entre outros fatores) da capacitação técnica, científica e pedagógica dos professores.

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Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Artigos