Formação pedagógica de docentes como ferramenta de gestão universitária: o caso da Universidade de Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p120Resumo
Os constantes e dinâmicos desafios que emergem no contexto do mundo globalizado impõem às universidades a necessidade de aprimoramento e qualificação permanente. Para a qualificação do ensino é indispensável uma política curricular clara e flexível e a capacitação pedagógica do professor. Este estudo objetivou desenvolver e avaliar um processo de capacitação de professores para o trabalho com unidades de aprendizagem comuns aos cursos de graduação e identificar a relação existente entre a implantação curricular e as competências docentes necessárias para isso. O método de trabalho foi a elaboração coletiva de Unidades de Aprendizagem (disciplinas) comuns aos diferentes cursos de graduação e o acompanhamento do processo de operacionalização das mesmas. O modelo pedagógico da capacitação baseou-se na interação (interacionista), segundo o qual cada sujeito é responsável pela (re)significação de conceitos, socialização e problematização dos mesmos. Este modelo mostrou-se produtivo, permitiu a construção de projetos consistentes com a função de cada disciplina e constituiu-se em uma oportunidade de desenvolvimento da profissionalidade docente. O processo permitiu reforçar o pressuposto de que o êxito da implantação de uma política curricular e de um projeto de curso depende diretamente (entre outros fatores) da capacitação técnica, científica e pedagógica dos professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).