Avaliação das possibilidades de implantação do balanced scorecard em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p250Resumo
O aumento da competição entre as Instituições de Ensino Superior – IES exige que os gestores destas instituições reconheçam a importância da busca de padrões de eficiência em sua gestão. Nesse sentido este trabalho busca contribuir com estudos sobre as possibilidades e limitações da aplicação do Balanced Scorecard em IES do sul do Brasil. Para tanto se buscou identificar as diretrizes existentes na instituição, a compreensão de informações dos gestores e por fim, apresentar diretrizes para aplicação do modelo de gestão. A pesquisa aconteceu em duas fases: a primeira fase foi qualitativa, com delineamento exploratório no qual foram realizados procedimentos de pesquisa documental e de campo, realizada através de entrevistas com os gestores estratégicos. A segunda fase foi quantitativa descritiva com aplicação de questionários aos gestores estratégicos e táticos da instituição. Os resultados demonstram que a Universidade pesquisada possui algumas diretrizes preliminares para aplicação do BSC como a visão, a missão e informações sobre o ambiente organizacional. Os gestores percebem a importância da implementação de um modelo de gestão que delineie ações futuras para a competitividade da instituição, mas com adaptações considerando as características peculiares deste tipo de organização. Os resultados ainda apontam que a universidade estudada possui mais possibilidades que limitações para a aplicação do modelo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).