Comparação internacional entre custos universitários
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n2p74Resumo
Este artigo consiste, objetivamente, em uma análise comparativa do custo por aluno entre universidades de distintos países. Todavia, buscou-se coletar informações referentes a esta problemática. Para tanto, foram realizadas entrevistas com personalidades que pudessem elucidar esta problemática. Os resultados revelam a importância de observarmos com cuidado as diferenças internacionais na educação superior. Desta feita, uma adequação do sistema brasileiro ao sistema europeu ou norte-americano seria importante. Portanto, concluiu-se que as comparações internacionais devem respeitar pelo menos dois fatores basilares: poder de compra no país e nível de pesquisa na instituição universitária. Desta maneira, as comparações internacionais entre as universidades serão menos distorcidas, o que facilitará possíveis negócios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).