Fatores críticos de sucesso na educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p245Resumo
Este artigo tem a pretensão de verificar os fatores críticos de sucesso para cursos de graduação presenciais e a distância. Para isto procurou-se embasar teoricamente quanto as características da Educação a Distância (EaD) no Brasil e fatores críticos de sucesso na educação superior e em EaD. Esta pesquisa coleta um conjunto de informações que podem ser utilizadas gerencialmente em instituições que trabalham com educação a distância. Como resultado da pesquisa destaca-se o desafio de transformar os fatores chave de compra em atributos de valor que realmente são utilizados pelos compradores em seu processo de escolha. Como a escolha pode variar em função das preferências pessoais associadas aos produtos e serviços disponíveis, destaca-se a importância de um desempenho satisfatório nos critérios e excelência de regulação do ensino superior. Identificaram-se ao analisar os fatores críticos de sucesso identificados para os cursos a distância oito fatores comuns as diversas fontes pesquisadas. Quanto se trata de graduação presencial pode-se observar que os pontos comuns nas pesquisas realizadas por diversos autores identificaram treze pontos considerados importantes para o sucesso. Conclui-se que os coordenadores de cursos de graduação necessitam observar quais são os fatores críticos de sucesso para os cursos e procurar atendê-los para o sucesso organizacional
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).