Fatores críticos de sucesso na educação superior brasileira

Autores/as

  • Marcus Vinicius Andrade Lima Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Thiago Coelho Soares Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Luiz Henrique Herling Delbei Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Claudia Cardoso Backer Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p245

Resumen

Este artigo tem a pretensão de verificar os fatores críticos de sucesso para cursos de graduação presenciais e a distância. Para isto procurou-se embasar teoricamente quanto as características da Educação a Distância (EaD) no Brasil e fatores críticos de sucesso na educação superior e em EaD. Esta pesquisa coleta um conjunto de informações que podem ser utilizadas gerencialmente em instituições que trabalham com educação a distância. Como resultado da pesquisa destaca-se o desafio de transformar os fatores chave de compra em atributos de valor que realmente são utilizados pelos compradores em seu processo de escolha. Como a escolha pode variar em função das preferências pessoais associadas aos produtos e serviços disponíveis, destaca-se a importância de um desempenho satisfatório nos critérios e excelência de regulação do ensino superior. Identificaram-se ao analisar os fatores críticos de sucesso identificados para os cursos a distância oito fatores comuns as diversas fontes pesquisadas. Quanto se trata de graduação presencial pode-se observar que os pontos comuns nas pesquisas realizadas por diversos autores identificaram treze pontos considerados importantes para o sucesso. Conclui-se que os coordenadores de cursos de graduação necessitam observar quais são os fatores críticos de sucesso para os cursos e procurar atendê-los para o sucesso organizacional

Biografía del autor/a

Marcus Vinicius Andrade Lima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ESAG; Especialização em Finanças Empresariais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - São Paulo/IBMEC; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu, durante 10 anos, a gerência geral em Finanças nas Empresas Portobello S.A. Foi empresário, durante 10 anos, de empresas de pequeno porte. Atuou como professor, durante 10 anos, no Curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, com foco em finanças corporativas e avaliação multicritério de apoio à decisão. Atualmente é professor Adjunto, na área de finanças, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) no Centro Sócio Econômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Thiago Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutorando em Administração (PPGA/UFSC)

Luiz Henrique Herling Delbei, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração (PPGA/UFSC)

Claudia Cardoso Backer, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista (Faculdade DOM BOSCO)

Publicado

2012-12-18

Número

Sección

Artigos