Um panorama sobre os estudos relacionados à temática educação e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p160Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as características das publicações sobre Educação e Sustentabilidade (Education and Sustainability), nas bases de dados Web of Science (WOS) e Scopus, no período de 1991 a 2012, e identificar quais tópicos estão sendo estudados junto a este tema e quais são os mais relevantes (hot topics), realizando uma comparação dos resultados encontrados nas duas bases de dados (WOS e Scopus). O estudo possui abordagem quantitativa tendo em vista que procurou quantificar algumas variáveis referentes à produção científica sobre o tema pesquisado. A busca das publicações sobre Educação e Sustentabilidade no período de 1991 a 2012, encontrou 2.419 publicações na base WOS e 5.124 na Scopus. Comparando-se ambas as bases pesquisadas verificou-se que o número de publicações aumentou de forma expressiva na última década e que os Estados Unidos lidera o ranking quanto ao número de publicações. Percebe-se que em ambas as bases de dados, os autores das publicações mais citadas não estão entre os autores que mais publicaram no período. Constatou-se que as publicações com maior número de citações estão relacionadas à área da saúde, e, as publicações que ocupam 1º e 2º lugar no ranking das mais citadas são as mesmas tanto na base WOS quanto na Scopus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).