Proposta de modelo de cadeia de valor para um centro universitário

Autores

  • Samuel Martim de Conto Univates
  • João Carlos Britto Univates
  • Adalberto Schnorrenberger Univates

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p143

Resumo

A concorrência é observada em todos os mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de maior profissionalização e competência gerencial nas Instituições de Ensino Superior (IES), proporciona por sua vez, a conquista de vantagens competitivas frente às demais organizações. O modelo de Cadeia de Valor originalmente proposto por Porter (1989), é uma estrutura composta por dois conjuntos de atividades, que integradas possibilitam à organização potencializar sua margem. A complexidade das atividades operacionais de uma Instituição de Ensino, intensiva em mão de obra qualificada, permite refletir a cerca de modelos e estruturas capazes de auxiliarem no oferecimento de ensino qualificado. Para o desenvolvimento desse estudo, o método utilizado foi a abordagem qualitativa e exploratória, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo de cadeia de valor para uma Instituição de Ensino Superior.

Biografia do Autor

Samuel Martim de Conto, Univates

Graduado em Ciências Econômicas-UNIVATES

Mestre em Administração-UFRGS

Doutorando em Administração-UNISINOS

João Carlos Britto, Univates

Graduado em Administração-UNIVATES

Mestre em Administração-PUCRJ

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento-UNIVATES

Adalberto Schnorrenberger, Univates

Graduado em Administração-UNIVATES

Mestre em Administração-UFRGS

Doutor em Agronegócios-UFRGS

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Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos