Proposta de modelo de cadeia de valor para um centro universitário
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p143Resumo
A concorrência é observada em todos os mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de maior profissionalização e competência gerencial nas Instituições de Ensino Superior (IES), proporciona por sua vez, a conquista de vantagens competitivas frente às demais organizações. O modelo de Cadeia de Valor originalmente proposto por Porter (1989), é uma estrutura composta por dois conjuntos de atividades, que integradas possibilitam à organização potencializar sua margem. A complexidade das atividades operacionais de uma Instituição de Ensino, intensiva em mão de obra qualificada, permite refletir a cerca de modelos e estruturas capazes de auxiliarem no oferecimento de ensino qualificado. Para o desenvolvimento desse estudo, o método utilizado foi a abordagem qualitativa e exploratória, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo de cadeia de valor para uma Instituição de Ensino Superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).