Ser ou não ser: os conflitos funcionais do profissional no contexto das escolas de ensino superior no Brasil

Jalmir Pinheiro de Souza Júnior, Betânia Araújo Cosme dos Santos, Ricardo Brauer Vigoderis, Heloísa Fernanda da Silva Santos, Mônica Calixto Ribeiro de Holanda

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p49

 

As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário.


Palavras-chave


Ensino Superior; Professor reflexivo; Produtividade acadêmica

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p49

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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