O PDCA como ferramenta de apoio à implementação do planejamento estratégico em uma instituição de ensino

Carla Zandavalli, Marta Inês Caldart de Mello, Ana Clara Medina Menezes de Souza, Veruschka Rocha Medeiros Andreolla, Gilberto Mazoco Jubini

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p68

 

A presente pesquisa configurar-se como um estudo de caso de caráter qualitativo que tem como objetivo identificar as contribuições que o ciclo PDCA pode trazer na fase de implementação do planejamento estratégico na Instituição de Ensino em estudo. Foram aplicados 17 questionários na área estratégica da Instituição e levantou-se as possíveis contribuições da aplicação do ciclo PDCA nesta fase. O estudo revelou que 64,7 % dos gestores tem formação de curta duração em gestão e nenhum gestor tem graduação na área, sendo que 94,1 % dos gestores adquirem conhecimentos sobre gestão com a prática do dia-a-dia. Observa-se que 94,1 % dos gestores responderam que é “muito importante”  a existência de uma ferramenta de apoio na execução da estratégia. Quanto a aplicação do ciclo PDCA, como uma ferramenta de apoio a fase de implementação do PE, observou-se que há contribuições quanto aos procedimentos que facilitem a execução da estratégia, incentivo ao aperfeiçoamento contínuo, apoio a sistemas de informação, acompanhamento da execução da estratégia, necessidade de desdobramento de estratégias e ações entre os níveis da instituição.

Não pode ser evidenciado que o método contribui diretamente nas questões relacionadas à estrutura, comunicação, liderança e cultura na organização.

Palavras-chave


Aplicação do PDCA; Diagnóstico estratégico; Gestão de ensino

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p68

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.