O PDCA como ferramenta de apoio à implementação do planejamento estratégico em uma instituição de ensino

Autores

  • Carla Zandavalli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC
  • Marta Inês Caldart de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC
  • Ana Clara Medina Menezes de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC
  • Veruschka Rocha Medeiros Andreolla Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC
  • Gilberto Mazoco Jubini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p68

Resumo

A presente pesquisa configurar-se como um estudo de caso de caráter qualitativo que tem como objetivo identificar as contribuições que o ciclo PDCA pode trazer na fase de implementação do planejamento estratégico na Instituição de Ensino em estudo. Foram aplicados 17 questionários na área estratégica da Instituição e levantou-se as possíveis contribuições da aplicação do ciclo PDCA nesta fase. O estudo revelou que 64,7 % dos gestores tem formação de curta duração em gestão e nenhum gestor tem graduação na área, sendo que 94,1 % dos gestores adquirem conhecimentos sobre gestão com a prática do dia-a-dia. Observa-se que 94,1 % dos gestores responderam que é “muito importante”  a existência de uma ferramenta de apoio na execução da estratégia. Quanto a aplicação do ciclo PDCA, como uma ferramenta de apoio a fase de implementação do PE, observou-se que há contribuições quanto aos procedimentos que facilitem a execução da estratégia, incentivo ao aperfeiçoamento contínuo, apoio a sistemas de informação, acompanhamento da execução da estratégia, necessidade de desdobramento de estratégias e ações entre os níveis da instituição.

Não pode ser evidenciado que o método contribui diretamente nas questões relacionadas à estrutura, comunicação, liderança e cultura na organização.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos