Concepções de universidade no Brasil: uma análise a partir da missão das universidades públicas federais brasileiras e dos modelos de universidade

Autores

  • Janice Aparecida Janissek de Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Elder Carlos dos Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Angelo Souza Lobo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Leonardo Cardoso de Melo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Andreia Cerqueira Soares Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p216

Resumo

O objetivo do presente artigo é realizar uma associação entre as principais dimensões que caracterizam a missão de universidades públicas brasileiras com os conceitos centrais que definem os modelos de universidade. Utilizaram-se procedimentos de coleta e análise de dados de forma qualitativa a partir de dados secundários, ou seja, já existentes na literatura.

Foram analisadas as missões de oito universidades públicas federais brasileiras disponibilizadas na íntegra no trabalho de Ferreira (2009). Procedimentos de análise de conteúdo foram realizados identificando categorias e subcategorias representativas das ideias mais centrais contidas no texto. Para proceder a associação entre a missão, o perfil do egresso e o modelo de universidade, considerou-se a similaridade de ideias entre as características centrais dos modelos de universidade (humboldtiano, napoleônico e americano) e as subcategorias identificadas na análise de conteúdo da missão. Foi possível constatar que as universidades públicas brasileiras apresentam um modelo híbrido que combina tanto as características que a definem como um centro de construção do saber puro e crítico, isento às pressões externas como as que envolvem a formação de profissionais preparados para atuarem no mercado e as destinadas a atender demandas específicas da sociedade.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos