Fatores organizacionais em instituições de ensino superior e sua relação com as competências empreendedoras dos coordenadores de cursos de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p256Resumo
Neste estudo se analisou a relação entre os fatores organizacionais e as competências empreendedoras de setenta e três coordenadores de cursos de pós-graduação lato sensu em três universidades de Santa Catarina. Avaliaram-se os fatores apoio da direção, liberdade no trabalho, recompensas, tempo disponível e limitações organizacionais. As competências consideradas foram: busca de oportunidades e iniciativas; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; busca de informação; estabelecimento de metas; e, planejamento e monitoramento sistemáticos. Nas análises se utilizaram as técnicas estatísticas análise fatorial exploratória, análise canônica e regressão múltipla. Os resultados da análise canônica revelaram relacionamento positivo entre os constructos, e as regressões múltiplas permitiram melhorar a compreensão acerca de quais são os fatores organizacionais mais significantes. A maior recorrência nas regressões foi das limitações organizacionais, o que indica a importância que tem a clareza das normas e das decisões dos órgãos superiores. O correr riscos calculados foi a competência que requer maior número de fatores para se manifestar, ou seja, para um coordenador correr o risco de propôr e coordenar um curso, precisa sentir de modo inequivoco o apoio da organização.
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