Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo Curso de Ciências Contábeis por alunos de IES na cidade de São Paulo

Ivam Ricardo Peleias, Caroline do Amaral Nunes

Resumo


A adolescência é um momento de decisões para o jovem e implica em escolher caminhos, renunciando a outras opções. É a fase da vida na qual surgem as primeiras cobranças sobre sua escolha profissional. Vários fatores influenciam esta escolha. Dentre as várias alternativas existentes para o exercício de uma profissão regulamentada, é possível vir a ser contador. Dois fatores relevantes podem influenciar na escolha: a IES em que o jovem realiza o curso superior e a localidade em que reside. Buscou-se investigar e analisar os fatores que influenciaram a decisão de escolha de um grupo de jovens pelo ingresso no curso de graduação em Ciências Contábeis. Foram realizadas entrevistas de profundidade com estudantes do 1º semestre do curso, três da FECAP e três da PUC-SP. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdo para interpretar os achados. O fator mais influente relatado é a empregabilidade, seja pela crença de que não faltará emprego, ou porque os entrevistados já estão empregados na área. Diferente do quanto apontado em parte da literatura, constatou-se que os pais não exercem influência direta na escolha do curso dos entrevistados. Os achados estimulam a continuidade das investigações, para aprofundar questões relativas a empregabilidade e a dos entrevistados sobre o mundo do trabalho, bem como a realização de investigações com amostras maiores, para confirmar ou não os resultados encontrados.


Palavras-chave


Carreira; Contabilidade; Empregabilidade; Profissão; Mundo do trabalho

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p184

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.