Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia

Autores

  • Jean Carlo Albiero Berni Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Perlin Universidade Federal de Santa Maria
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Kamila Frizzo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p258

Resumo

As universidades assumem, perante a sociedade, o compromisso do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Por sua vez, essas instituições detêm conhecimento científico, recursos humanos e materiais que podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do setor produtivo. Por outro lado, o setor empresarial possui como principal objetivo atender as demandas do mercado consumidor a partir do fornecimento de produtos e/ou serviços que atendam as necessidades dos clientes. A partir da interação entre universidade e empresa poderão surgir novos métodos e melhorias em produtos e processos que trarão benefícios para todos os envolvidos. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) observa-se um ambiente propício para esse tipo de interação a partir de algumas iniciativas que vem sendo promovidas pela instituição. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consiste em analisar os principais fatores que motivam a relação universidade-empresa, as principais barreiras e as oportunidades geradas a partir dessa interação na UFSM. Para a realização do estudo utilizou-se uma pesquisa de natureza exploratória na qual foram entrevistadas cinco pessoas em cargos de direção em órgãos da universidade e em duas empresas incubadas na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM).

Biografia do Autor

Jean Carlo Albiero Berni, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Ciência da Computação pela UFSM e graduado em Administração de Empresas pela UFSM. Mestre em Engenharia de Produção - PPGEP/UFSM.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.     Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália. Pós-Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012).                                          Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria

Ana Paula Perlin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas,  Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente é professora na Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM.

Kamila Frizzo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2015-05-14

Edição

Seção

Artigos