Uma análise dos modos de regulação nos ambientes virtuais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p177Resumo
Neste artigo, discute-se alguns aspectos que envolvem a presença das novas tecnologias na educação, com foco nos modos de regulação nos ambientes virtuais de ensino. Parte-se da premissa de que o atual desenvolvimento e a disseminação da educação virtual não garantem qualquer valor intrínseco que a exima de ser inquirida e, assim, inserida num debate amplo que vise a refletir sobre os impactos da inserção das novas tecnologias na sociedade brasileira. Tomando por referências as análises de Michel Foucault sobre a regulação ambiental promovida pelos dispositivos de segurança, discute-se as novas tecnologias de controle com incidência sobre as “multiplicidades” nos diferentes “meios”, como os espaços virtuais de ensino. Nesta reflexão, reafirma-se o caráter fundamental da crítica sobre os distintos modos de regulação (virtual ou não) e de suas produtividades. Trata-se de uma discussão teórica (pesquisa bibliográfica) na qual figuram conceitos extraídos de pesquisadores da educação, bem como da produção genealógica de Foucault.
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