A avaliação de programas da CAPES, os conceitos e o uso de indicadores bibliográficos

Autores

  • Sandro Vieira Soares PPGCC USP
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova PPGCC USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p278

Resumo

É ponto pacífico a necessidade de avaliar o desempenho dos programas quanto a sua capacidade de criar conhecimento que seja ratificado pela comunidade científica. Esse processo acontece por meio da publicação definitiva da produção em periódicos. Este artigo tem por objetivo investigar o impacto do uso dos indicadores de produção bibliográfica veiculada em periódicos no agrupamento dos programas de pós-graduação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no triênio 2010-2012. Os resultados mostraram que o agrupamento por análise de clusters resultou na criação de grupos altamente distintos quanto à sua composição qualitativa e quantitativa: os grupos 1, 2, 3, 4 e 5 foram formados por 8, 3, 3, 13 e 50 programas, respectivamente. Os programas com doutorado foram alocados principalmente aos grupos 1, 3 e 4 e os que possuem somente mestrado foram alocados todos no grupo 5. A análise de correspondência identificou associação entre cada grupo e os conceitos Capes. Foi possível identificar que o conceito do programa está apenas parcialmente relacionado à composição dos grupos com base em indicadores bibliográficos. Portanto, outros quesitos da avaliação, como formação de discípulos e composição do corpo docente, parecem ter um peso relativo relevante.

Biografia do Autor

Sandro Vieira Soares, PPGCC USP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela USP

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, PPGCC USP

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

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Publicado

2015-05-14

Edição

Seção

Artigos