Análise da adaptação cultural de estudantes internacionais sob o ponto de vista das Teorias da Curva “U” e da curva “W”

Autores

  • Luciane Stallivieri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daísa Ziglioli Pilotto Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p26

Resumo

Estudantes de todo o mundo estão cada vez mais interessados em aprender novos idiomas e inserirem-se em culturas diferentes, intensificando os números da mobilidade acadêmica internacional. No entanto, quando estes estudantes viajam para outro país, as diferenças culturais são fortemente percebidas, mesmo que de formas diferentes, influenciando o processo de adaptação. Dada a relevância e o crescimento dos números da mobilidade acadêmica internacional, o presente estudo analisa o processo de adaptação cultural de estudantes em mobilidade, considerando os pressupostos das teorias das curvas “U” e “W”. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários fechados enviados a estudantes internacionais de diferentes países que estudaram ou que ainda estão estudando numa Instituição de Ensino Superior brasileira. Os resultados mostram que, após a fase do choque cultural, os estudantes se sentem mais conectados à cultura local, fazem mais amizades e se sentem mais confiantes. É possível afirmar, também, que quase todos os estudantes internacionais conseguiram se adaptar bem aos costumes locais.

Biografia do Autor

Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Profª Drª Luciane StallivieriInternacionalização da Educação SuperiorPrograma de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAUInstituto de  Pesquisas e  Estudos em Administração Universitária - INPEAUCentro Sócio-Econômico
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  

Daísa Ziglioli Pilotto, Universidade de Caxias do Sul

Bacharela em Comunicação Internacional - UCS

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul

Possui Graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Dr. Adjunto II da Universidade de Caxias do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: Negócios Internacionais, meio ambiente, qualidade em serviços, Estratégia.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos