Práticas de gestão de conhecimento: um estudo de caso em uma instituição de ensino federal

Autores

  • Jones Costa D´avila Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-4420-493X
  • Simone Meister Sommer Bilessimo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Cesar Leite Esteves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alberto Felipe Friderichs Barros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Machado Vargas Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p78

Resumo

Com a transição do paradigma da Era Industrial para a Era do Conhecimento, a gestão de bens intangíveis se tornou imprescindível para o sucesso e sobrevivência das organizações. Nesse sentido, com o propósito de aprimorar a administração do conhecimento produzido no Instituto Federal de Santa Catarina campus Araranguá, este trabalho tem como foco principal identificar quais práticas de gestão do conhecimento existentes nesta instituição. Assim, com os resultados espera-se que a mesma tenha uma visão mais clara dos procedimentos aplicados para criação, desenvolvimento, armazenamento e compartilhamento de seu conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória onde, por meio de um questionário, contendo dezoito práticas de gestão do conhecimento, identificaram-se quais as existentes na organização sob o ponto de vista de seus gestores. Com os resultados foi possível concluir que a instituição faz uso de todas as práticas apontadas, mesmo que de maneira informal, com destaque para Gestão de Marcas e Patentes. Isso evidencia a preocupação do campus com o gerenciamento do seu conhecimento, cujo potencial agrega valor a seus serviços potencializando o desenvolvimento regional e garantindo o cumprimento de sua missão.

Biografia do Autor

Jones Costa D´avila, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando - Universidade Federal de Santa Catarina - PPGTIC

 

Simone Meister Sommer Bilessimo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção, Professora do Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina/ PPGTIC/

Paulo Cesar Leite Esteves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção, Professor do Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina/ PPGTIC/

Alberto Felipe Friderichs Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando - Universidade Federal de Santa Catarina - PPGTIC

Cristiane Machado Vargas, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda - Universidade Federal de Santa Catarina - PPGTIC

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Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos