Impacto do treinamento, comprometimento e entrincheiramento organizacionais em servidores de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p143Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar os níveis de impacto e suporte à transferência do treinamento, bem como os vínculos organizacionais estabelecidos por servidores públicos de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, valendo-se do estudo de caso. A amostra da pesquisa foi composta por 392 servidores de uma universidade federal. Os resultados demonstram que a amostra apresentou um alto impacto do treinamento no trabalho, um elevado comprometimento afetivo e um moderado entrincheiramento organizacional, indicando que os cursos realizados pelos servidores têm trazido retorno em termos de transferência e aplicação do conhecimento. Ainda, notou-se que a amostra pesquisada não pouparia esforços para atingir os objetivos institucionais, contrariando a imagem de baixo engajamento atribuída aos servidores públicos pela sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).