A gestão colaborativa no processo formativo da EaD

Carla Cristina Dutra Búrigo, Roseli Zen Cerny, Graziela Gomes Stein Teixeira, Leonardo Victor Marcelino

Resumo


Este artigo objetiva compreender, a partir do princípio da gestão colaborativa, o processo de desenvolvimento e de gestão do trabalho das equipes que atuam no planejamento e produção de cursos a distância. A proposta de investigação se fundamenta nos princípios conceituais do materialismo histórico dialético, que busca as causas mediatas e imediatas do fenômeno investigado, com o intuito de compreender as representações historicamente intrínsecas, conciliada com a matriz dialógica de Bakhtin, buscando a mediação entre o individual e o social. Neste estudo traremos as concepções da equipe de criação e desenvolvimento de materiais sobre a vivência do trabalho colaborativo. A equipe é constituída por profissionais da área de Design Educacional, de Hipermídia e de Vídeo. A relação de mediação da tomada de decisão coletiva e individual foi pontuada como a essência desta gestão, a partir da fala dos sujeitos entrevistados. Os resultados revelam que a tomada de decisão no âmbito individual e no coletivo pode ser potencializada a partir do trabalho em rede, compartilhado. Não é um trabalho fácil, pois há negações e aproximações de concepções, conflitos e convergências, expectativas e avanços. É neste processo que vivenciamos, experimentamos e vivificamos o coletivo que concebemos e acreditamos.


Palavras-chave


Cultura digital; Formação de professores; Gestão colaborativa

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p165

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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