Atributos de permanência de alunos em instituição pública de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p216Resumo
O ensino superior no Brasil tem experimentado um relevante crescimento nos últimos anos, ao passo que as questões de permanência, retenção e evasão de alunos têm exigido crescentes esforços dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) para garantir que o aluno ingresse, receba a formação e ao final o diploma. Este trabalho teve como objetivo identificar atributos de permanência de alunos em uma instituição pública de ensino superior do Paraná. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 228 alunos matriculados no primeiro semestre de 2014. A pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário estruturado dividido em duas partes, na primeira, questões fechadas com uma escala de sete pontos do tipo Likert, na segunda, variáveis quantitativas e qualitativas para a descrição do perfil da amostra. A análise de regressão indicou que Confiança do aluno na instituição, Situação financeira do aluno e Atendimento às expectativas, foram os explicadores diretos da Permanência. Estes construtos explicaram 11,3% da variabilidade total da tendência à permanência. Considerações finais, limitações da pesquisa e sugestões para investigações futuras fazem parte da etapa final do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).