Análise comparativa de cinco universidades federais brasileiras: relações entre orçamentos, servidores e discentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p67Resumo
O objetivo da pesquisa foi apontar a possível relação entre quantitativo de servidores, discentes e orçamentos das universidades federais brasileiras, por meio da análise documental dos Relatórios de Gestão das instituições, da Lei Orçamentária Anual e dos Planos de Desenvolvimento Institucional. Foram selecionadas uma universidade por região brasileira, considerando a de maior orçamento. Apesar da utilização de dados quantitativos, a pesquisa classifica-se como qualitativa, pois não teve o propósito de realizar cálculos estatísticos, mas sim de análises interpretativas com o suporte de dados numéricos. Os resultados indicam que não há relação direta entre quantitativo de servidores, discentes e orçamentos das universidades federais brasileiras, uma vez que dentre todas as instituições analisadas, uma instituição apresenta dados claramente fora do padrão. Apenas duas variáveis, quantitativo de estudantes e orçamento das instituições possuem relação quando analisadas de forma isolada. Observou-se também que o orçamento de pessoal é o item de maior destinação nos orçamentos, tendo em vista serem as pessoas os agentes principais na educação superior, estruturando as intuições a possuírem um órgão de staff para a gestão de pessoas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).