Fatores que afetam a gestão de contratos psicológicos na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p315Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam os fatores de influência dos contratos psicológicos no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da UFSC com vistas a apoiar a gestão neste tipo de Instituição. A metodologia usada concentra-se na pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, e estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o questionário aplicado aos sujeitos selecionados, de modo não probabilístico, por acessibilidade e por tipicidade. O questionário foi formado por questões fechadas do tipo múltipla escolha e em escala Likert. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir de análise interpretativa. Como resultados, foram levantados como se apresentam fatores de influência dos contratos psicológicos, e apontados os de maior influência, bem como foram propostas sugestões para corrigir falhas identificadas pela pesquisa. Concluiu-se que os fatores de maior influência são favoráveis para contratos psicológicos em equilíbrio, porém há outros a serem melhorados. Como principais alternativas de ação, sugerem-se conscientização sobre a importância da análise dos contratos psicológicos, comunicação clara e constante desde o ingresso na Instituição e a formação de Comissão para gerir os referidos contratos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).